🔎 Seu bairro votou em quem?
- Edição enviada em 24/11/2020
- às 06:00
Olá!
Mais um O Expresso chegando por aqui. Hoje a gente apresenta uma análise detalhada de como Curitiba votou nas eleições de 2020 e, claro, não podemos deixar de falar da COVID-19.
Antes de seguirmos, fica o convite de sempre: se você curte nosso trabalho e nossas apurações exclusivas, visite oexpresso.curitiba.br/apoie e ajude a incentivar o debate sobre Curitiba.
Não esqueça de compartilhar O Expresso usando os links abaixo, para WhatsApp e outras redes:
Tempo de leitura da edição de hoje:
6 minutos
Nosso próximo encontro:
Terça, 1 de dezembro
1. Uma cidade em alerta 😷
Infelizmente, as notícias não são boas no front do coronavírus: a curva de casos ativos em Curitiba já é a maior desta pandemia, como mostra o nosso Monitor COVID-19 Curitiba (que, aliás, foi destaque nesta reportagem do Livre.jor).
Este gráfico mostra a aceleração da pandemia em todas as regionais da cidade. CIC, em verde, e Boa Vista, em amarelo, são as que mais tiveram casos novos na última semana. Já as mortes aceleraram no Pinheirinho e no Boqueirão.
⛑️ Nos últimos dias, hospitais privados anunciaram lotação máxima e chegaram a interromper o atendimento a pacientes graves. Curitiba suspendeu cirurgias eletivas no SUS, e pede que o estado do Paraná faça o mesmo. (Tribuna do Paraná e UOL)
Só não entramos em bandeira laranja, aliás, porque a prefeitura voltou a aumentar o número de leitos e UTIs exclusivos para a COVID-19, o que reduziu os indicadores de risco da cidade. (Plural)
Mas nem tudo é má notícia: o grande aumento no número de casos também se deve ao aumento da testagem. Ou seja, temos mais casos do que no inverno porque testamos 142% a mais, segundo a secretaria da Saúde – o que ajuda a explicar, também, porque a letalidade está menor. (Plural)
📉 O número de mortes, de fato, caiu em comparação ao pico da pandemia, em julho: chegamos a ter 120 óbitos por semana naquela época. Na semana passada, esse número foi de aproximadamente 50. (O Expresso)
🎅🏼 Um Natal possível: a prefeitura diz que irá criar um protocolo especial com orientações para passar o Natal em família da forma mais segura possível. Nesta reportagem, um cientista já recomenda algumas táticas, como reuniões ao ar livre, de máscara, com ventiladores voltados para a janela – e, na hora da comida, cada um em seu cantinho, de preferência em silêncio. (Gazeta do Povo e IJNet)
2. Como Curitiba votou?
Na semana que passou, saíram os dados completos da votação para prefeito e vereador em Curitiba – e, como prometemos, a gente mergulhou neles para descobrir como Curitiba votou.
Atualizamos nossa página especial das eleições com todos os mapas (que adoramos, como você sabe ❤️). Mas a gente adianta alguns destaques abaixo:
🏆 Que Rafael Greca permanece como prefeito até 2024, todo mundo já sabe. Mas é legal olhar o mapa abaixo para notar que a votação dele foi mais expressiva na região oeste na cidade e em torno do centro. Outros destaques:
- O atual mandatário foi o mais votado em todos os bairros da cidade;
- Seu melhor desempenho foi no Caximba, no extremo sul da cidade, onde fez 66% dos votos totais (somando nulos e brancos);
- Greca só ficou abaixo dos 50% em seis bairros: Alto Boqueirão, Cachoeira, Campina do Siqueira, Centro, Prado Velho e Uberaba;
- Sua pior votação, aliás, foi no Campina do Siqueira: 37% dos votos totais.

Os bairros mais em tons mais escuros deram, proporcionalmente, mais votos ao atual prefeito. Confira tudo na nossa página especial sobre as eleições em Curitiba.
3. Curtas ⚡
Startupeiras: a semana foi de muitas notícias no setor de tecnologia de Curitiba. A TROC, brechó online fundado na cidade, foi comprada pela Arezzo. O Olist recebeu investimentos milionários do fundo japonês Softbank. A Contabilizei anunciou novos produtos para virar fintech no ano que vem. E a MadeiraMadeira, segundo esta reportagem, pode se tornar o novo unicórnio da cidade, depois do EBANX. (LABS, Brazil Journal, Neofeed e InfoMoney)
Chove mais: a chuva que caiu nos últimos dias ajudou a afastar o rodízio mais severo em Curitiba e região. Mas a situação está longe de ser confortável, portanto, continue economizando. (Gazeta do Povo e Plural)
4. Simbiose
O clique de hoje, de uma araucária maravilhosamente misturada ao que achamos ser um ipê roxo, é da nossa leitora Katna Baran. Fica no Alto da XV, na esquina da rua Saldanha da Gama com a Benjamin Constant.
5. Pra encerrar: em bom curitibanês
“Eu era executivo de dia, boêmio à noite e menestrel na madrugada.”
A frase de hoje é de Gerson Bientinez, o Gersinho, músico e compositor curitibano que faleceu no início do mês e deixou uma discografia de amor a Curitiba.
Filho de radialista e violonista de mão cheia, Gersinho tocou ao lado de ícones da Bossa Nova e deixou um álbum pronto para ser lançado. (Curitiba de Graça) Como disse a amiga Etel Frota neste texto emocionado, teve “uma encarnação paralela como burocrata”. “Fim de expediente, virava menestrel e, cinderelo, caía na noite”. (Plural)
Uma semana cheia de música a você 🙂