O Expresso da História: A casa de Flora e Bento 🏠

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Hoje o nosso colunista Diego Antonelli nos leva a uma viagem por um imóvel residencial extremamente bem preservado de Curitiba, que guarda muitas histórias por detrás de suas paredes… 

Uma exuberante casa situada na esquina da Alameda Carlos de Carvalho com a Rua Brigadeiro Franco, em Curitiba, guarda memórias de um dos principais políticos da história do Paraná: Bento Munhoz da Rocha Netto.

  • Bento foi governador do Paraná de janeiro de 1951 a abril de 1955. Sua gestão deu início à pavimentação de rodovias no estado, foi responsável pela criação da Copel e da Biblioteca Pública do Paraná, bem como pela construção do Teatro Guaíra e do complexo arquitetônico do Centro Cívico, em Curitiba.

🏡 A casa de Bento e Flora, inaugurada em 23 de setembro de 1940 (segundo registros da época e informações da historiadora Cassiana Lacerda), foi moradia do casal até 1973, quando Bento morreu. A arquitetura da casa é inspirada em uma residência que eles visitaram na Suíça, entre os anos 1930 e 1940.

  • Foi também nessa casa que o então governador despachou por alguns meses, em 1953, enquanto a sede do Poder Executivo se mudava para o novo endereço no Palácio Iguaçu.

🖋️ Também foi lá que o então presidente Getúlio Vargas jantou ao lado da família de Flora e Bento – e Café Filho, então vice-presidente, foi recebido na deslumbrante biblioteca do imóvel.

Apesar de guardar tanta história, a casa não é tombada pelo governo estadual – e ainda hoje, pertence à mesma família.

Restauração: depois da morte de Bento, Flora se mudou e a casa foi alugada. Desde 1995, ela abriga o escritório do advogado Peregrino Neto, cuja família era amiga da de Bento.

  • Um dos pedidos de Flora ao alugar a casa era que o espaço da Biblioteca fosse preservado. Não só foi preservado, como totalmente restaurado, bem como os demais espaços da casa – que ainda guarda lareira na sala de estar e outra lareira onde era a suíte do casal.

Características: A casa possui dois pavimentos e mantém praticamente todas as características originais. O piso de parquet de madeira acompanha todo o segundo pavimento, bem como os armários embutidos em um dos cômodos, construídos sob medida a pedido de Flora.

  • Na antiga suíte, curiosamente, há uma parede falsa, onde ficava escondido o cofre de Bento.

Quer receber mais notícias sobre raízes de Curitiba?

Outras notas