🗳️ Um balanço das urnas em Curitiba

Bom dia!

Ficamos até agora há pouco fechando esta edição pra você, na tentativa de trazer alguma luz sobre a nova bancada de vereadores de Curitiba. O resultado está aí embaixo, junto com um alerta sobre (adivinhe) o novo coronavírus.

Um muito obrigado aos novos apoiadores Aléxia HetkaGuylherme Custódio e Marina Vello. Se você curte O Expresso, visite oexpresso.curitiba.br/apoie e ajude a incentivar o debate sobre Curitiba.

Não esqueça de compartilhar O Expresso usando os links abaixo, para WhatsApp e outras redes:

Tempo de leitura da edição de hoje:
5 minutos e 30 segundos

Nosso próximo encontro:
Terça, 24 de novembro

1. A nova Câmara de Curitiba 🗳️

A gente começa o nosso balanço das eleições com uma análise mais modesta do que prevíamos – porque os dados completinhos da votação, por bairro e seção eleitoral, só devem estar disponíveis nos próximos dias. A gente promete trazê-los na próxima edição 🙂

Vamos então ao básico: no Executivo, o atual prefeito Rafael Greca (DEM) foi reeleito com 59,74% dos votos – e aqui você relembra algumas das principais promessas dele. Também tem mais na nossa página especial das eleições, que reúne as principais entrevistas e propostas do Greca candidato. (Tribuna do Paraná)

⚠️ Foi uma eleição atípica, com abstenção recorde de 30% – nas últimas eleições municipais, quatro anos atrás, esse índice foi de 16%. O recorde histórico até agora em Curitiba havia sido de 20%, no segundo turno da última disputa para a prefeitura, em 2016. (BandNews FM e Tribuna do Paraná)

No Legislativo, tivemos quase 50% de renovação, mas o perfil majoritário da Câmara ainda é o mesmo: branco e masculino. Ao mesmo tempo, houve mais negros, mais vereadores com diploma universitário e a mesma pluralidade partidária, com 20 partidos representados no plenário. (Tribuna do Paraná e Plural)


A nova Câmara de Curitiba, em ‘bolinhas’: poucas mulheres, e também mais negros, mais jornalistas e mais partidos. Confira a visualização completa que fizemos aqui.

 

♀️ Duas mulheres fizeram história: Carol Dartora se elegeu a primeira vereadora negra de Curitiba, e Indiara Barbosa, a primeira mulher mais votada para o Legislativo. (UOL e G1 PR)  

 

2. Segunda onda a caminho? 😷

Pra quem acha que a epidemia do coronavírus acabou, dê uma olhada nesse gráfico – e na assustadora curva ascendente de casos dos últimos dias:
 


Os casos ativos de coronavírus em Curitiba chegaram ao mesmo nível do pico da pandemia, em julho. Veja o gráfico completo no nosso Monitor COVID-19 Curitiba.
 

Com uma média de 700 novos casos por dia, Curitiba chegou nesta semana ao mesmo nível de casos ativos do pico da pandemia, em julho. Ou seja: o vírus está circulando agora com a mesma intensidade que no ápice do inverno – só que agora, com muito menos isolamento social e muito mais gente nas ruas. 😕

🥛 Mas… também dá para ver o copo meio cheio: o grosso dos novos casos está concentrado em curitibanos de 20 a 35 anos. Acima dessa faixa etária, a variação tem sido de 7%, contra 30% em média entre os mais jovens. (BandNews FM) 

  • Por isso, o percentual de internações tem diminuído (está atualmente em 11%), e a taxa de ocupação de UTIs também – na verdade, também porque a prefeitura aumentou os leitos de UTI recentemente, o que ajuda a diminuir a ocupação. (O Expresso Curitiba)

Por que isso aconteceu? “Isso está diretamente relacionado à dinâmica da cidade, ao deslocamento das pessoas”, comentou o diretor do Centro de Epidemiologia, Alcides Souto de Oliveira, na última reunião do Conselho Municipal de Saúde. Ou seja, com mais gente saindo de casa, o vírus circula mais.

Fica, mais uma vez, aquele velho lembrete: se puder, fique em casa! E, se sair, use máscara e mantenha o distanciamento social. 🏡

 

3. Curtas  ⚡

Ainda a água: apesar das chuvas recentes, os reservatórios de Curitiba continuam em níveis baixíssimos. Na semana passada, atingiram o nível histórico de 26,92%, o mais baixo em toda a história. (Plural)


Ainda sem aula: na semana que passou, a Justiça negou pedido das escolas particulares para o retorno às aulas presenciais. As escolas argumentavam que “o contínuo cerceio (…) da retomada das atividades escolares é conduta ilegal”. O TJ avaliou que não era prudente voltar agora. (Gazeta do Povo)


Acesse esta nota avulsa

Envie por WhatsApp >>

4. Dia de sol

Um clique de domingo no Passeio Público, do nosso leitor e apoiador Rodrigo Ghedin.

 

Acesse esta nota avulsa

Ou envie por WhatsApp >>

5. Pra encerrar: em bom curitibanês

“E tratou de aprumar as asas que a vida lhe deu. Aquilo sim, é que era vôo de verdade”.

Esse trecho de poema, pequenino e poderoso, é de Luci Collin, escritora curitibana e uma das paranaenses a compor a lista dos finalistas ao Prêmio Jabuti 2020, com o livro Rosa que está. (Curitiba de Graça)

Você pode ouvir a própria poeta declamando essa linda poesia nesta entrevista à Top View, onde ela também fala de como “o poema é uma entidade sonora”, e de como o livro sempre foi seu “passaporte para essa coisa misteriosa”. 

Uma conversa que vale ler com um bom café ao lado. ☕

Uma boa semana!
 

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS