Eu quero uma casa na cidade 🏡

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na semana que passou, saiu uma reportagem curiosa sobre o interesse crescente dos curitibanos por uma casa para morar — de preferência, com quintal. (Tribuna do Paraná)

É uma mudança observada também em outras cidades brasileiras, consequência direta da pandemia que vivemos. (Agência Brasil)

“As famílias acabaram percebendo que o espaço dos apartamentos é pequeno. Agora, com todo mundo reunido, houve essa necessidade de se ter pelo menos um quintal”, disse o vice-presidente do Secovi, Luciano Tomazini, à Tribuna. 

👀 A gente deu uma olhadinha no Google, e olha que interessante: além de a busca por “casa à venda em Curitiba” estar em alta, os termos “jardim” e “piscina” tiveram um aumento repentino nos últimos meses. 

E daí? Caso essa tendência permaneça e se intensifique, é possível que vejamos um movimento de “suburbização” de Curitiba, com mais gente indo para bairros distantes do centro, onde a concentração de casas é maior — como mostra o mapa que montamos aí embaixo. 

Esse movimento, aliás, tem gerado uma nova aposta no setor imobiliário: a metragem dos imóveis pode começar a valer mais que a localização. (Imobi Report)

O mapa da ‘horizontalidade’ urbana em Curitiba: quanto mais escuro, mais casas — e menos apartamentos. Consulte o mapa completo aqui.

Pode não parecer, mas os números mais recentes mostram que 73% dos domicílios de Curitiba são casas! Esse percentual cai a 16% no Água Verde e apenas 3% no Centro, por exemplo, mas vai a incríveis 99% no Caximba e 93% na Vila Fanny. 

  • Os dados são de 2010, do IBGE, e foram compilados pelo Ippuc. É claro que muita coisa mudou nesses dez anos, mas dá para ter uma ideia do cenário geral.

Falando em pandemia: os últimos números do coronavírus em Curitiba estão, como sempre, em nosso Monitor COVID-19 Curitiba. A epidemia desacelerou, mas a cidade continua em bandeira amarela, apesar de muita gente parecer achar que a epidemia acabou… 🤷‍♀️ Vale o recado: se puder, fique em casa! (Comunicare e Tribuna do Paraná)

Quer receber mais notícias sobre urbanismo em Curitiba?

Outras notas