🔎 Seu bairro votou em quem?

Olá!

Mais um O Expresso chegando por aqui. Hoje a gente apresenta uma análise detalhada de como Curitiba votou nas eleições de 2020 e, claro, não podemos deixar de falar da COVID-19.

Antes de seguirmos, fica o convite de sempre: se você curte nosso trabalho e nossas apurações exclusivas, visite oexpresso.curitiba.br/apoie e ajude a incentivar o debate sobre Curitiba.

Não esqueça de compartilhar O Expresso usando os links abaixo, para WhatsApp e outras redes:

Tempo de leitura da edição de hoje:
6 minutos

Nosso próximo encontro:
Terça, 1 de dezembro

1. Uma cidade em alerta 😷

Infelizmente, as notícias não são boas no front do coronavírus: a curva de casos ativos em Curitiba já é a maior desta pandemia, como mostra o nosso Monitor COVID-19 Curitiba (que, aliás, foi destaque nesta reportagem do Livre.jor).

e50cd684-ae59-4caa-a6b3-b003a3bd67c1.gif

Este gráfico mostra a aceleração da pandemia em todas as regionais da cidadeCIC, em verde, e Boa Vista, em amarelo, são as que mais tiveram casos novos na última semana. Já as mortes aceleraram no Pinheirinho e no Boqueirão.
 

⛑️ Nos últimos dias, hospitais privados anunciaram lotação máxima e chegaram a interromper o atendimento a pacientes graves. Curitiba suspendeu cirurgias eletivas no SUS, e pede que o estado do Paraná faça o mesmo. (Tribuna do Paraná e UOL)


Mas nem tudo é má notícia: o grande aumento no número de casos também se deve ao aumento da testagem. Ou seja, temos mais casos do que no inverno porque testamos 142% a mais, segundo a secretaria da Saúde – o que ajuda a explicar, também, porque a letalidade está menor. (Plural) 


📉 O número de mortes, de fato, caiu em comparação ao pico da pandemia, em julho: chegamos a ter 120 óbitos por semana naquela época. Na semana passada, esse número foi de aproximadamente 50. (O Expresso) 


🎅🏼   Um Natal possível: a prefeitura diz que irá criar um protocolo especial com orientações para passar o Natal em família da forma mais segura possível. Nesta reportagem, um cientista já recomenda algumas táticas, como reuniões ao ar livre, de máscara, com ventiladores voltados para a janela – e, na hora da comida, cada um em seu cantinho, de preferência em silêncio. (Gazeta do Povo e IJNet)
 

2. Como Curitiba votou?

Na semana que passou, saíram os dados completos da votação para prefeito e vereador em Curitiba – e, como prometemos, a gente mergulhou neles para descobrir como Curitiba votou

Atualizamos nossa página especial das eleições com todos os mapas (que adoramos, como você sabe ❤️). Mas a gente adianta alguns destaques abaixo:

🏆 Que Rafael Greca permanece como prefeito até 2024, todo mundo já sabe. Mas é legal olhar o mapa abaixo para notar que a votação dele foi mais expressiva na região oeste na cidade e em torno do centro. Outros destaques:

  • O atual mandatário foi o mais votado em todos os bairros da cidade;
  • Seu melhor desempenho foi no Caximba, no extremo sul da cidade, onde fez 66% dos votos totais (somando nulos e brancos);
  • Greca só ficou abaixo dos 50% em seis bairros: Alto Boqueirão, Cachoeira, Campina do Siqueira, Centro, Prado Velho e Uberaba;
  • Sua pior votação, aliás, foi no Campina do Siqueira: 37% dos votos totais.
a7dcd0a9-5c66-4c98-a939-01f55d48b7ac.png

Os bairros mais em tons mais escuros deram, proporcionalmente, mais votos ao atual prefeito. Confira tudo na nossa página especial sobre as eleições em Curitiba
 

Na Câmara, cada um dos 38 vereadores eleitos mostrou ter uma base eleitoral bastante distinta. É claro que eles governam para toda a cidade, mas é interessante observar o eleitorado cativo de cada parlamentar neste mapa. Já aqui, dá pra saber quais foram os vereadores eleitos mais votados no seu bairro.

 

3. Curtas  ⚡

Startupeiras: a semana foi de muitas notícias no setor de tecnologia de Curitiba. A TROC, brechó online fundado na cidade, foi comprada pela Arezzo. O Olist recebeu investimentos milionários do fundo japonês Softbank. A Contabilizei anunciou novos produtos para virar fintech no ano que vem. E a MadeiraMadeira, segundo esta reportagem, pode se tornar o novo unicórnio da cidade, depois do EBANX. (LABS, Brazil Journal, Neofeed e InfoMoney)


Chove mais: a chuva que caiu nos últimos dias ajudou a afastar o rodízio mais severo em Curitiba e região. Mas a situação está longe de ser confortável, portanto, continue economizando. (Gazeta do Povo e Plural)


Acesse esta nota avulsa

Envie por WhatsApp >>

4. Simbiose

99c8850d-5112-4088-b16b-ea79f0384aab.jpeg

O clique de hoje, de uma araucária maravilhosamente misturada ao que achamos ser um ipê roxo, é da nossa leitora Katna Baran. Fica no Alto da XV, na esquina da rua Saldanha da Gama com a Benjamin Constant.
 

Acesse esta nota avulsa

Ou envie por WhatsApp >>

5. Pra encerrar: em bom curitibanês

“Eu era executivo de dia, boêmio à noite e menestrel na madrugada.”

A frase de hoje é de Gerson Bientinez, o Gersinho, músico e compositor curitibano que faleceu no início do mês e deixou uma discografia de amor a Curitiba

Filho de radialista e violonista de mão cheia, Gersinho tocou ao lado de ícones da Bossa Nova e deixou um álbum pronto para ser lançado. (Curitiba de Graça) Como disse a amiga Etel Frota neste texto emocionado, teve “uma encarnação paralela como burocrata”. “Fim de expediente, virava menestrel e, cinderelo, caía na noite”. (Plural)

Uma semana cheia de música a você 🙂
 

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS