Essa dica a gente leu no Atalho, outra newsletter ‘made in Curitiba’ (e que indicamos!): é a plataforma colaborativa Onde tem vacina, que mostra os postos de vacinação na ativa em sua região e indica a frequência de doses aplicadas por dia – e até que tipo de vacina!

Em verde, os postos com vacinação recente. Em vermelho e amarelo, os postos sem vacinação há pelo menos quatro dias. Veja o mapa completo aqui.
A plataforma se baseia em dados oficiais do Ministério da Saúde, que são relativamente atualizados (na noite desta segunda, por exemplo, a maioria dos postos de saúde da cidade tinha dados atualizados até sexta-feira).
Além disso, o site tem um filtro bem interessante: por tipo de vacina aplicada (CoronaVac, Pfizer ou AstraZeneca).
- Ao selecionar o filtro da Pfizer, por exemplo, é possível ver quais postos estão aplicando esta vacina específica nos últimos dias (PSC, são dez postos em toda a cidade, já que são desta fabricante os dois lotes mais recentes de vacina recebidos pela prefeitura). (CBN Curitiba)
- Já se selecionarmos CoronaVac, o mapa vai se encher de cruzinhas vermelhas – que indicam a ausência do imunizante, cuja produção foi suspensa recentemente por falta de insumos. (Agência Brasil)
- Por fim, os lotes recentes de AstraZeneca estão concentrados na região metropolitana, que ainda não foi contemplada com as doses da Pfizer – mais especificamente, em Pinhais, Almirante Tamandaré e Colombo.
Se você já se perdeu na fila da vacina: Curitiba está agora imunizando pessoas com comorbidades com 30 anos ou mais, além de profissionais da educação básica e, a partir desta semana, pessoas com deficiência. E aí, sua vez está próxima? 🙏
E, para não perder o hábito, as estatísticas mais recentes da pandemia em Curitiba estão, como sempre, no nosso Monitor COVID-19 Curitiba.