👟 As novas calçadas de Curitiba

Chegou o seu Expresso do dia ☕

Prepare o café para ler sobre as prometidas obras nas calçadas de Curitiba, além de uma breve análise da situação da pandemia e uma reflexão sobre a saúde de todos nós.

O obrigado especial de hoje vai aos nossos novos e generosos apoiadores Eduardo Plahtyn FernandesChris Monteiro MachadoLuiza BandeiraMarcelo Loyola Stival e Jean Guimarães.

Se você também curte O Expresso, visite oexpresso.curitiba.br/apoie e ajude a incentivar o debate sobre Curitiba. Não esqueça de compartilhar esta edição usando os links abaixo, para WhatsApp e outras redes:

Tempo de leitura da edição de hoje:
7 minutos

Nosso próximo encontro:
Terça, 25 de maio

1. Para andar melhor em Curitiba 🚶‍♂️

Quem aí também já gastou muita sola de sapato nas calçadas de Curitiba – com direito a eventuais banhos de lama e pontapés em petit-pavês?

Sim, a gente sabe que, apesar de nada se comparar a um passeio a pé pelas ruas da cidade em que se vive, as calçadas de Curitiba muitas vezes deixam a desejar (como inclusive já mostramos neste Expresso).

Mas, nesse aspecto, a pandemia parece ter trazido um bom legado: a cidade anunciou um investimento milionário em novas calçadas, com alargamento e obras de acessibilidade, em pelo menos 32 trechos da cidade – que, como sempre, detalhamos a você, leitor, no mapa abaixo.

Cada bonequinho representa uma futura obra nas calçadas de Curitiba – e a maior parte delas está no centro, como mostra o segundo ‘take’. Veja o mapa com detalhes aqui.


“A pandemia nos fez ver a importância das calçadas e de melhorar a mobilidade ativa”, disse ao Expresso a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella. Com mais gente evitando os ônibus por motivos sanitários, aumentou a circulação de pessoas (e ciclistas!) pelas ruas – aliás, uma tendência mundial (World Bank).

👀  Lá no fundo, a ideia por trás de investir em calçadas também é favorecer a mobilidade urbana com sustentabilidade, em linha com o compromisso de reduzir emissões de CO2 – já que, se andar pela cidade fica melhor, menos carros circulam pelas ruas.

O que mais a gente descobriu:

centro é a região que mais concentra obras, mas também aparecem bairros como Sítio CercadoBacacheri e Cidade Industrial.

  • Segundo a prefeitura, o que determinou a escolha foi o fluxo de pessoas. Por isso, ruas localizadas no “centro de bairros”, como a Izaac Ferreira da Cruz, no Sítio Cercado, ou a Erasto Gaertner, no Bacacheri, também aparecem na lista, para “potencializar novas centralidades”, segundo o Ippuc.

Trechos como a av. Sete de Setembro, próximo ao Mercado Municipal, e a rua Emiliano Perneta, no centro, serão alargados (quem já bateu perna por essas ruas, com grande circulação de pessoas e uma calçadinha estreita, agradece!).

👷 Entre as obras já com licitação autorizada, o maior trecho fica na… Avenida Batel. É mais que o dobro das outras ruas, com 1,4 km de novas calçadas. Segundo a prefeitura, o projeto já estava pronto desde a gestão anterior. 

🚲  Além das calçadas, também há planos para implantação de ciclofaixas e ciclovias em bairros como CIC e Campo Comprido. As obras também foram incluídas no mesmo pacote de financiamento da Caixa Econômica Federal.

⚠️ Tudo muito bom, mas: não há prazo para a conclusão das obras 🙁  A maior parte delas ainda está em fase de projeto executivo de engenharia viária. Só nos resta aguardar – e cobrar pela sua realização!
 

2. Mais uma onda?

Nosso Monitor COVID-19 Curitiba continua apontando (más) tendências. No gráfico acima dá para ver que, mais uma vez, chegamos a um aumento do número de casos ativos similar a março deste ano – que nos levou a um dos piores momentos da pandemia e à bandeira vermelha. (O Expresso)

⌛ A situação parece seguir o mesmo caminho de dois meses atrás. Neste final de semana, a força-tarefa da prefeitura paralisou 14 estabelecimentos que estavam desrespeitando as regras das medidas restritivas. A maior parte das autuações e multas foram direcionadas a pessoas presentes em bares e casas de eventos nas noites de sexta, sábado e domingo. (Gazeta do Povo)

Soma-se a este cenário, ainda, a alta letalidade identificada entre jovens de 20 a 29 anos e, também, a taxa de 95% de ocupação de leitos de UTI dedicados exclusivamente ao tratamento contra o coronavírus. (BandNews FM e Tribuna do Paraná)

Segundo a prefeitura, os índices devem piorar nas próximas duas semanas. Ao que tudo indica, podemos ter um retorno a medidas mais restritivas em breve.

Como sempre, caro leitor, a nossa mensagem é: cuide-se! Use máscara, mantenha o distanciamento e, sempre que possível, fique em casa 😷

 

3. Curtinha ⚡

Vaga morta: a Cicloiguaçu (Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu) questiona a extinção da vaga viva da Avenida Cândido de Abreu. Inaugurada em 2015, ela foi reformada em 2018 e seu modelo, incentivado pela gestão anterior. A Setran argumenta que o espaço havia virado mocó para uso de drogas. (Gazeta do Povo)
 

4. Fortaleza

Mais um achado em uma das andanças pelas calçadas de Curitiba. O clique é de Gustavo Panacioni.
 

Acesse esta nota avulsa

Envie por WhatsApp >>

5. Pra encerrar: em bom curitibanês

“Saúde não é sobre mim. Saúde é sobre todos nós.”

Em tempos de pandemia, encerramos esta edição com uma reflexão da médica curitibana Andressa Gulin, durante uma palestra fresquinha no TEDx.

A profissional, que já atuou com docência, saúde da família e em clínicas particulares, migrou para a interessante intersecção entre saúde e arquitetura. Na apresentação do TEDx, ela afirma que a pandemia da COVID-19 nos forçou a perceber que a saúde de cada um é determinada pelo coletivo, e relacionada a hábitos e estilos de vida.

O atual ofício da médica é criar projetos imobiliários e de integração urbana que promovam mais qualidade de vida, com incentivo ao uso de espaços públicos, à convivência dentro do bairro e ao comércio local – sempre considerando os determinantes sociais de saúde. 

Ficamos por aqui. Uma boa semana!
 

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS