Quem aí também já gastou muita sola de sapato nas calçadas de Curitiba – com direito a eventuais banhos de lama e pontapés em petit-pavês?
Sim, a gente sabe que, apesar de nada se comparar a um passeio a pé pelas ruas da cidade em que se vive, as calçadas de Curitiba muitas vezes deixam a desejar (como inclusive já mostramos neste Expresso).
Mas, nesse aspecto, a pandemia parece ter trazido um bom legado: a cidade anunciou um investimento milionário em novas calçadas, com alargamento e obras de acessibilidade, em pelo menos 32 trechos da cidade – que, como sempre, detalhamos a você, leitor, no mapa abaixo.

Cada bonequinho representa uma futura obra nas calçadas de Curitiba – e a maior parte delas está no centro, como mostra o segundo ‘take’. Veja o mapa com detalhes aqui.
“A pandemia nos fez ver a importância das calçadas e de melhorar a mobilidade ativa”, disse ao Expresso a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella. Com mais gente evitando os ônibus por motivos sanitários, aumentou a circulação de pessoas (e ciclistas!) pelas ruas – aliás, uma tendência mundial (World Bank).
👀 Lá no fundo, a ideia por trás de investir em calçadas também é favorecer a mobilidade urbana com sustentabilidade, em linha com o compromisso de reduzir emissões de CO2 – já que, se andar pela cidade fica melhor, menos carros circulam pelas ruas.
O que mais a gente descobriu:
O centro é a região que mais concentra obras, mas também aparecem bairros como Sítio Cercado, Bacacheri e Cidade Industrial.
- Segundo a prefeitura, o que determinou a escolha foi o fluxo de pessoas. Por isso, ruas localizadas no “centro de bairros”, como a Izaac Ferreira da Cruz, no Sítio Cercado, ou a Erasto Gaertner, no Bacacheri, também aparecem na lista, para “potencializar novas centralidades”, segundo o Ippuc.
Trechos como a av. Sete de Setembro, próximo ao Mercado Municipal, e a rua Emiliano Perneta, no centro, serão alargados (quem já bateu perna por essas ruas, com grande circulação de pessoas e uma calçadinha estreita, agradece!).
👷 Entre as obras já com licitação autorizada, o maior trecho fica na… Avenida Batel. É mais que o dobro das outras ruas, com 1,4 km de novas calçadas. Segundo a prefeitura, o projeto já estava pronto desde a gestão anterior.
🚲 Além das calçadas, também há planos para implantação de ciclofaixas e ciclovias em bairros como CIC e Campo Comprido. As obras também foram incluídas no mesmo pacote de financiamento da Caixa Econômica Federal.
⚠️ Tudo muito bom, mas: não há prazo para a conclusão das obras 🙁 A maior parte delas ainda está em fase de projeto executivo de engenharia viária. Só nos resta aguardar – e cobrar pela sua realização!