Vamos a mais uma viagem pela história de Curitiba com o nosso Diego Antonelli, que hoje fala de uma indústria curitibana famosa pelos eletrodomésticos, mas que começou mesmo com bicicletas: a Prosdócimo.
🚋 Nas primeiras décadas do século 20, as ruas de Curitiba eram dominadas por bondes, cavalos e carroças. Mas foi o mercado crescente das bicicletas que chamou a atenção de João Prosdócimo.
🚲 Em 1929, nasceu a João Prosdócimo & Filhos – uma oficina de bicicletas, armas de fogo e de máquinas de costura, além de oficina mecânica, com capital financeiro de 30 contos de réis. Ali se vendia uma variedade de bicicletas e motos. A cereja do bolo, porém, eram os itens de marca própria: as Bicycletas Prosdócimo.
- Em 1934, a loja foi transferida para a Praça Tiradentes, onde permaneceu por décadas como a matriz das Lojas Prosdócimo, que se tornou uma completa loja de departamentos. No auge, o estabelecimento ocupava sete pavimentos, sendo cinco de lojas e dois para escritórios e setor administrativo. (Fecomércio)
Surgem os eletrodomésticos: em paralelo ao sucesso da Prosdócimo, uma dupla de empreendedores começava uma história que se cruzaria com a empresa de bicicletas. Em 1949, período de pós-guerra, a importação e a produção interna de refrigeradores não conseguiam atender à demanda do mercado nacional.
- Foi quando Kurt Emilio David Berhend Lysis e José Isfer criaram a Refrigeração Paraná (Refripar), em Curitiba.
🧊 Em 1954, a Refripar foi adquirida pelos Prosdócimo, que passaram a utilizar o nome da família como marca dos refrigeradores. Em 1961, a empresa lançou o primeiro freezer horizontal no Brasil e, em 1963, já fabricava mil geladeiras por mês! Aos poucos, a marca se tornou referência, e chegou a ser a segunda maior fabricante brasileira da chamada “linha branca” de eletrodomésticos. (UFPR, dissertação de Sandra de Brito da Silva)
Àquela época, a Prosdócimo ainda era uma empresa familiar. Os irmãos Pedro e João Antônio dividiam o comando das empresas: Pedro era presidente no comércio, e João Antônio, na indústria.
O fim: a crise econômica dos anos 1980 colocou um ponto final na trajetória do braço comercial do grupo. Em 1984, a cadeia de 23 lojas entrou em recuperação judicial e foi vendida para o grupo Arapuã.
Já a Refripar ficou no comando da família Prosdócimo até 1996, quando foi comprada pela sueca Electrolux. Em 1997, a marca “Prosdócimo” deixou de ser utilizada em definitivo.
🏙️ Uma curiosidade: sede das Lojas Prosdócimo, o edifício João Prosdócimo foi construído em 1947 na praça Tiradentes. Em 1958, anunciou com pompa que inaugurava a primeira escada rolante de Curitiba. “O que Nova Iorque, Rio e São Paulo têm, agora para você também!” (Memória Urbana)