Infelizmente, as notícias não são boas no front do coronavírus: a curva de casos ativos em Curitiba já é a maior desta pandemia, como mostra o nosso Monitor COVID-19 Curitiba (que, aliás, foi destaque nesta reportagem do Livre.jor).

Este gráfico mostra a aceleração da pandemia em todas as regionais da cidade. CIC, em verde, e Boa Vista, em amarelo, são as que mais tiveram casos novos na última semana. Já as mortes aceleraram no Pinheirinho e no Boqueirão.
⛑️ Nos últimos dias, hospitais privados anunciaram lotação máxima e chegaram a interromper o atendimento a pacientes graves. Curitiba suspendeu cirurgias eletivas no SUS, e pede que o estado do Paraná faça o mesmo. (Tribuna do Paraná e UOL)
Mas nem tudo é má notícia: o grande aumento no número de casos também se deve ao aumento da testagem. Ou seja, temos mais casos do que no inverno porque testamos 142% a mais, segundo a secretaria da Saúde – o que ajuda a explicar, também, porque a letalidade está menor. (Plural)
📉 O número de mortes, de fato, caiu em comparação ao pico da pandemia, em julho: chegamos a ter 120 óbitos por semana naquela época. Na semana passada, esse número foi de aproximadamente 50. (O Expresso)
🎅🏼 Um Natal possível: a prefeitura diz que irá criar um protocolo especial com orientações para passar o Natal em família da forma mais segura possível. Nesta reportagem, um cientista já recomenda algumas táticas, como reuniões ao ar livre, de máscara, com ventiladores voltados para a janela – e, na hora da comida, cada um em seu cantinho, de preferência em silêncio. (Gazeta do Povo e IJNet)