📚 Um ranking das universidades de Curitiba

Bom dia!

Depois de um fim de semana prolongado, chegamos mais uma vez à sua caixa de entrada para falar das melhores universidades de Curitiba, com uma análise dos resultados do último Enade. Também tem a agenda cultural do mês e uma reflexão de um curitibano sobre nossa relação com a cidade 😉 

Se você curte O Expresso, considere se tornar um apoiador: confira os nossos planos em oexpresso.curitiba.br/apoie e ajude a incentivar o debate sobre Curitiba.

Não esqueça de compartilhar O Expresso usando os links abaixo, para WhatsApp e outras redes:

Tempo de leitura da edição de hoje:
6 minutos

Nosso próximo encontro:
Terça, 10 de novembro

1. As universidades cinco estrelas de Curitiba ⭐

Alguns dias atrás, foram divulgados os últimos resultados do Enade, exame nacional que avalia o desempenho das universidades de todo o país. (Correio Braziliense)
 

Mais uma vez, como fizemos no ano passadoO Expresso analisou os dados das instituições de ensino superior de Curitiba, e traz a você alguns destaques da avaliação deste ano.

fbc65258-c233-4ab7-8501-18694be054a8.png
Quase metade dos 167 cursos de Curitiba avaliados em 2019 tem nota 3 no Enade.
Você pode acessar o relatório completo aqui.

 

O que mudou: neste ano, foram avaliados cursos nas áreas de Engenharia, Saúde, Agronomia e Arquitetura, além de tecnológicos de Saúde e Meio Ambiente. No ano passado, as áreas avaliadas eram outras.


No total, 18 cursos de Curitiba receberam a nota máxima no Enade deste ano. Em todo o Paraná, foram 48. (Gazeta do Povo)


Curitiba tem boa representatividade nas áreas de Arquitetura e UrbanismoMedicinaFarmácia e Engenharia Civil: todas elas têm pelo menos dois cursos com nota máxima no Enade.


🏆 O Top 5: elencamos as cinco universidades locais que têm pelo menos um curso avaliado com a nota máxima (conceito 5) no Enade 2019. São elas:

1. Universidade Federal do Paraná (10 cursos com nota máxima)
2. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (4 cursos),
3. PUCPR (2 cursos),
4. Uninter (1 curso), e
5. Universidade Positivo (1 curso).


Deu para ver, mais uma vez, que as universidades federais se destacam entre os cursos de excelência — assim como em todo o país. (Zero Hora)


🤿 Para saber maisacesse o nosso relatório completo, que inclui os dados de 2018 e 2019. Lá também estão as bases de dados originais utilizadas na nossa análise.

 

2. Cultura Expressa: o mês de novembro 🎭

Mais um mês se inicia — e, com ele, a nossa já tradicional agenda cultural, em parceria com o pessoal do Curitiba de Graça. A curadoria de hoje é de Camile Triska:
 

Prata da casa: tem curitibano (e vários!) na lista de semifinalistas do Prêmio Jabuti de Literatura. Romancistas, ilustradores, fotógrafos, poetas e cronistas da terrinha estão no páreo: é muita gente boa! No dia 5, o prêmio divulga a lista final de concorrentes.
 

Pintor centenário: acontecem nesta semana as celebrações ao aniversário de 160 anos do pintor paranaense Alfredo Andersen, considerado o pai da pintura local. A programação inclui divulgação de obras no Instagram do museu que leva o seu nome e até um bate-papo online com os bisnetos do artista.
 

Arte com consciência: museus de Curitiba preparam uma programação especial (online e de graça) em celebração ao Mês da Consciência Negra. Vai rolar exposição virtual de obras de artistas negros locais e debates sobre a atuação de intelectuais negros no Paraná, entre outros eventos.
 

Batuque bom: começa na próxima segunda (9) o Festival Internacional de Percussão de Curitiba, desta vez online e gratuito, com transmissão pelo YouTube.

 

3. Curtas  ⚡

Ainda a pandemia: não dá mesmo para facilitar: apesar de o número médio de casos e mortes pelo coronavírus em Curitiba ter diminuído sensivelmente em outubro, ainda assim houve um avanço recente nos casos ativos, que transmitem o vírus pela cidade. O relatório completo está no nosso Monitor COVID-19 Curitiba. (Bem Paraná)

Para passear: alguns parques na região de Curitiba (com ar puro e bastante distanciamento 😉) reabriram recentemente. Destaque para a Reserva Salto Morato, em Guaraqueçaba, e para o Parque Vila Velha, que agora tem voos de balão, passeios de arvorismo e tirolesa. (BandNews FM e G1PR)

Torneira fechada: deve chover um pouco mais em novembro, mas a situação dos reservatórios na região de Curitiba ainda é crítica: o nível médio era de 27,5% na semana passada. Se este índice chegar a 25%, poderemos ter rodízio com 48h sem água. Vale aquele velho recado: economize! (Tribuna do Paraná e Plural)


Acesse esta nota avulsa

Envie por WhatsApp >>

4. De perto

fdc909da-5689-47cd-a416-b155ce3834a8.gif

Pode não parecer, mas o registro aí de cima foi feito bem no meio da cidade, na Rua Prof. Fernando Moreira – ou Rua dos Chorões. O canal a céu aberto é do Córrego do Bigorrilho, que desemboca no Rio Ivo, afluente do Rio Belém. O clique é de Gustavo Panacioni.
 

Acesse esta nota avulsa

Ou envie por WhatsApp >>

5. Pra encerrar: em bom curitibanês

“Quando você conhece sua cidade, a praça, o parque, você passa a viver esses espaços, frequentá-los mais. [Se aumentarmos a conexão com as cidades], possivelmente as cidades seriam melhores. Porque você teria mais críticos, mais gente prestando atenção.”

Este belo conselho de convivência com a cidade é do arquiteto Domingos Bongestabs, “modernista até o último fio de cabelo” e autor de alguns cartões-postais de Curitiba, como a Ópera de Arame, a Universidade Livre do Meio Ambiente e a Praça 29 de Março.

Foi num destes pontos, aliás, que ele foi entrevistado em 2017, numa bela (e crítica) conversa sobre a nossa relação com a cidade. Vale a leitura! (Gazeta do Povo).

Por hoje é só 🙂

Até a semana que vem!

 

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS