Alguns dias atrás, foram divulgados os últimos resultados do Enade, exame nacional que avalia o desempenho das universidades de todo o país. (Correio Braziliense)
Mais uma vez, como fizemos no ano passado, O Expresso analisou os dados das instituições de ensino superior de Curitiba, e traz a você alguns destaques da avaliação deste ano.

Quase metade dos 167 cursos de Curitiba avaliados em 2019 tem nota 3 no Enade.
Você pode acessar o relatório completo aqui.
O que mudou: neste ano, foram avaliados cursos nas áreas de Engenharia, Saúde, Agronomia e Arquitetura, além de tecnológicos de Saúde e Meio Ambiente. No ano passado, as áreas avaliadas eram outras.
No total, 18 cursos de Curitiba receberam a nota máxima no Enade deste ano. Em todo o Paraná, foram 48. (Gazeta do Povo)
Curitiba tem boa representatividade nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Medicina, Farmácia e Engenharia Civil: todas elas têm pelo menos dois cursos com nota máxima no Enade.
🏆 O Top 5: elencamos as cinco universidades locais que têm pelo menos um curso avaliado com a nota máxima (conceito 5) no Enade 2019. São elas:
1. Universidade Federal do Paraná (10 cursos com nota máxima)
2. Universidade Tecnológica Federal do Paraná (4 cursos),
3. PUCPR (2 cursos),
4. Uninter (1 curso), e
5. Universidade Positivo (1 curso).
Deu para ver, mais uma vez, que as universidades federais se destacam entre os cursos de excelência — assim como em todo o país. (Zero Hora)
🤿 Para saber mais: acesse o nosso relatório completo, que inclui os dados de 2018 e 2019. Lá também estão as bases de dados originais utilizadas na nossa análise.