🎒 É hora de voltar às aulas?

Mais um dia começando!

Esta terça-feira é dia de falar sobre o retorno às escolas após a pandemia, dar uma espiada em uma horta de encher os olhos e homenagear uma das principais tenistas do país que encontrou morada por aqui.

E uma novidade: agora, temos parceiros que ajudam a divulgar O Expresso por aí. É gente daqui, que investe em negócios locais e compartilha conosco a conexão com a cidade e a importância de debatê-la. Nosso muito obrigado à EsmeraTutu Sapatilhas e Tortas do Mundo.

Um outro obrigado especial aos nossos novos apoiadores: Adriana BrumEurico Borges dos Reis e Josué Sander. Se você também curte O Expresso, consulte os nossos planos em oexpresso.curitiba.br/apoie e ajude a incentivar o debate sobre Curitiba. 

Não esqueça de compartilhar O Expresso usando os links abaixo, para WhatsApp e outras redes:

Tempo de leitura da edição de hoje:
8 minutos

Nosso próximo encontro:
Terça, 13 de outubro

1. E as escolas, quando voltam? 🎒

Estamos há pouco mais de uma semana de volta à bandeira amarela em Curitiba, com a curva de casos de COVID-19 aparentemente em queda, e muita coisa parece estar voltando à ativa. Menos as escolas.  (Bem Paraná e Tribuna do Paraná)

Continuamos sem previsão de retorno às aulas — tanto na rede pública quanto na particular. São cerca de 360 mil crianças e adolescentes em idade escolar em Curitiba, que hoje estão em aulas remotas, entregues aos cuidados de pais, parentes, vizinhos e/ou conhecidos…

🗺️ Mas quem são essas crianças? Onde elas estão? Fomos atrás dos já tradicionais mapinhas d’O Expresso, para localizar os bairros com a maior proporção de crianças e adolescentes. Veja aí o resultado:

f242d265-0835-42f6-8fb8-fd35935c148c.gif

A primeira imagem mostra, em azul, os bairros com mais crianças em Curitiba — que, como mostra o segundo mapa, têm a menor renda per capita. Acesse a visualização completa, baseada em dados do IBGE, aqui.


❗ São os bairros mais periféricos de Curitiba os que têm a maior proporção de crianças e adolescentes. Também são os bairros com menor renda per capita da cidade, segundo os dados mais recentes disponíveis (são do censo de 2010, mas já dá para ter uma ideia). 

Sim, o tema é polêmico, e há uma série de bons argumentos tanto contra quanto a favor da reabertura das escolas. Nesta reportagem, aliás, há um bom resumo deles, apresentados durante uma audiência pública na Câmara. (Câmara Municipal de Curitiba)

Mas a gente queria destacar a situação de vulnerabilidade de algumas famílias, em que os pais precisam continuar a trabalhar fora de casa e não têm com quem deixar os filhos. O número de crianças em situação de mendicância aumentou, e há até creches clandestinas surgindo em alguns bairros da cidade (Bem Paraná e Plural)
 

🤿 Para ir mais a fundo:

  • Unesco criou uma página especial mostrando quantas crianças foram afetadas em todo o mundo pelo fechamento total ou parcial das escolas: neste momento, são 851 milhões de estudantes. Cerca de 24 milhões deles correm o risco de não retornarem às aulas, sendo 3 milhões na América Latina. (Unesco)

  • Esta reportagem conta o que aconteceu em alguns países que retomaram as aulas presenciais, e sugere que a reabertura ocorra simultaneamente à testagem em massa e isolamento de quem estiver infectado. (Gaúcha Zero Hora)

  • O site Lição de Casa reúne reportagens de todo o país contando como está o cotidiano de crianças e famílias sem as escolas. Aqui tem um resumo dos achados em cada região do país, e aqui, a opinião de professores e profissionais sobre o retorno às aulas (spoiler: a maioria é contrária). (Lição de Casa)

  • No Paraná, o Ministério Público já se posicionou de forma contrária ao retorno das aulas, dizendo que é preciso aperfeiçoar o protocolo de retorno com base em referências científicas e em medidas que sejam factíveis. O governo do Paraná, por outro lado, ensaia um plano-piloto para a volta às aulas, ainda sem data para ocorrer. (MPPR e BandNews FM)

  • Para sintetizar: a gente recomenda a leitura dessa boa entrevista com a presidente do Todos pela Educação: “O Brasil vai pagar um preço muito alto por escolher abrir bar antes de escola […] A desigualdade e a evasão vão aumentar, a aprendizagem vai cair.” E essa reportagem, que resume os argumentos do Ministério Público contrários ao retorno às aulas. (UOL e Bem Paraná)

 

2. Cultura Expressa: as dicas de outubro 🎭

Hoje é dia de mais uma edição do Cultura Expressa, com dicas culturais para o mês de outubro colhidas pelo pessoal do Curitiba de Graça. A curadoria de hoje é de Camile Triska:

📽️ Cinema no sofá: começa nesta quarta (7) o tradicional festival Olhar de Cinema, que traz uma curadoria de filmes independentes e experimentais. Neste ano, ele acontece de forma online, e os ingressos já estão à venda.

📚 Mulheres na literatura: quantas escritoras brasileiras você conhece — e leu? Uma curitibana apaixonada por livros criou um perfil só para indicar livros escritos por autoras brasileirasNesta entrevista, ela conta alguns dos seus preferidos.

🎭 Dois meses de teatro: uma mostra de teatro online e gratuita, promovida por companhias curitibanas, irá transmitir uma peça inédita todo sábado, sempre às 20h. A programação vai até novembro, e inclui entrevistas sobre o processo criativo de cada grupo.

📸 Olhares do cotidiano: a quarentena já te rendeu algum clique inusitado do cotidiano? A foto pode concorrer a um prêmio do Observatório do Espaço Público, da UFPR, com inscrições abertas até o dia 23.

🧒 Para o Dia das Crianças: um autor da terrinha acaba de lançar Opa, um livro sobre a convivência de uma neta com o avô com Alzheimer. Boa dica de presente para os pequenos.

 

3. Bem curta 

Como sempre, os últimos números da pandemia do coronavírus em Curitiba estão no nosso Monitor COVID-19 Curitiba. Nesta semana, destacamos que:

Acesse esta nota avulsa

Envie por WhatsApp >>

4. Em se plantando, tudo dá

a97a2581-4073-44d3-9bc3-50eb503c8d9c.jpeg

A cena de hoje é de uma horta comunitária na Vila Torres, mantida pelo Centro de Educação Infantil Vicentino Santa Luiza e pelo LabCidades da PUCPR. A plantação, que abastece a creche e é doada a famílias da vila, deu nova vida a um terreno antes abandonado. O clique é de Marcos José Zablonsky.
 

Acesse esta nota avulsa

Ou envie por WhatsApp >>

5. Pra encerrar: em bom curitibanês ⚽

“Eu via o tênis como a possibilidade de vencer. De melhorar a minha vida, a da minha família. Todo mundo fala de amor, paixão, mas para mim era muito forte a possibilidade […] de vencer na vida.”

Encerramos esta edição com a tenista Teliana Pereira, alagoana por nascimento e curitibana por adoção, que venceu dois WTA, disputou as Olimpíadas, ficou entre as 50 melhores tenistas do mundo — e anunciou sua aposentadoria na semana passada. (Globo Esporte)

A atleta começou como boleira de um clube de Curitiba, onde seu pai, o imigrante nordestino José Pereira, trabalhava. Sua história é, como disse Alexandre Cossenza, “a história de um mundo melhor”. (Saque e Voleio)

“É a história de um imigrante [José Pereira] que foi acolhido por outro imigrante – o francês Didier Rayon, que o empregou em uma academia de tênis em Curitiba -, e que também estabeleceu as bases para fazer da filha daquele nordestino a maior tenista brasileira dos últimos 30 anos.” 

O belo texto de Cossenza pode ser lido aqui (recomendamos!). E você pode acompanhar os próximos passos de Teliana, que quer ajudar outras tenistas a alavancar suas carreiras, pelo seu perfil no Twitter e no Instagram.

Uma boa semana!
 

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS