Foi dada a largada: no último domingo (27), começou oficialmente a campanha para as eleições municipais deste ano. Atrasada, por causa da pandemia, mas com alta concorrência: são 16 candidatos a prefeito e 1.181 candidatos a vereador em Curitiba.
Na disputa pelo cargo de prefeito, Curitiba terá neste ano o maior número de candidatos desde a redemocratização — aqui tem um pequeno perfil de cada candidatura. O mesmo ocorre com a vereança, em que a concorrência é de 31 candidatos para cada uma das 38 cadeiras. (Marc Sousa e Plural)
A gente foi comparar o que mudou da última eleição para esta — e centramos esforços no perfil dos candidatos a vereador. Se os 1.181 pleiteantes à Câmara formassem um plenário… como ele seria? E em que ele é diferente do que havia quatro anos atrás?

O perfil dos candidatos a vereador em Curitiba: mulheres ainda são minoria. Veja a visualização completa aqui.
As conclusões completas estão neste especial. Mas, em suma, é o seguinte:
👩🧑🏿 As mulheres e os negros avançaram (mas de forma tímida) em representatividade nas urnas: elas são 33% dos candidatos a vereador, e os negros, 7,2%. Na eleição passada, representavam 31% e 6,8%, respectivamente.
Curiosidade: entre a população curitibana em geral, as mulheres representam 52% dos moradores, e os autodeclarados pretos, 2,85% (segundo os dados do último censo, de dez anos atrás).
🚩 Dois candidatos indígenas concorrem à Câmara de Curitiba. Quatro anos atrás, não havia nenhum.
🎓 Candidatos com Ensino Superior completo somam 43,7% do total. Bem mais que os 26% dos moradores de Curitiba que têm diploma universitário.
Entre as profissões mais citadas pelos candidatos, saem os taxistas e entram os motoristas particulares (leia-se, de aplicativos). Há menos radialistas, professores universitários e administradores; há mais médicos, servidores públicos e engenheiros.
A fragmentação partidária ainda é grande, mas diminuiu: 30 partidos lançaram candidatos a vereador neste ano, contra 34 em 2016.
Mais sobre eleições:
- Dá para consultar o perfil completo de todos os candidatos no Divulgacand, do TSE. Lá também estará a prestação de contas de campanha, quando disponível.
- Para ir mais a fundo, a FGV lançou um sistema bem completo (e fácil de consultar) de dados eleitorais atuais e históricos, o Cepespdata.
🗣️ Nas próximas edições, vamos voltar a falar de eleições, com mais dados sobre os candidatos e os desafios de Curitiba. Você tem alguma curiosidade? Quer ver algum assunto aqui? Escreva pra nós respondendo a este e-mail!