Hoje publicamos mais uma edição do Expresso da História, coluna do nosso parceiro Diego Antonelli, que conta a história de algumas das marcas e empresas mais icônicas da cidade. Desta vez, o tema é uma famosa cerveja, que tem raízes em Curitiba. Fala aí, Diego:
Pouca gente sabe, mas foi um imigrante alemão radicado em terras paranaenses, sócio de uma pequena cervejaria curitibana, que deu origem à famosa cerveja Original.
🇩🇪 Henrique Thielen chegou ao Brasil em meados do século XIX, com apenas 9 anos. Morou em Morretes, Rio Negro, Curitiba e, por fim, em Ponta Grossa, e chegou a participar do Cerco da Lapa, segundo a pesquisadora Carmencita Ditzel. (Repositório da UFSC)
Foi em 1894 que a história de Thielen e da cerveja Original teve início, quando ele passou a trabalhar na pequena Cervejaria Grossel, de Curitiba. Naquele ano, a empresa abriu uma filial em Ponta Grossa, onde Thielen foi trabalhar. Não demorou muito para ele se tornar sócio e, mais tarde, proprietário da empresa – por volta de 1896.
🏭 Amante da boa cerveja, Thielen mudou o nome da empresa para Companhia Cervejaria Adriática, e investiu na modernização da fábrica e dos processos de produção. A companhia começou a utilizar equipamentos da Alemanha e, em 1928, passou a produzir uma nova cerveja e que ganharia fama que persiste até hoje: a cerveja Original tipo Pilsen.
🌱 O rótulo da Original já avisava: “Para amantes de cerveja fortemente dosada com lúpulo”. Em pouco tempo, a bebida caiu no gosto popular. Produzida em Ponta Grossa, a cerveja começou a ser distribuída para o Rio de Janeiro, São Paulo e outras regiões do Brasil. A bebida tinha um sabor inigualável, segundo registros das fontes históricas.
💵 Em 1945, Thielen vendeu a Cervejaria Adriática para a Cia. Antarctica Paulista, que dentre várias marcas preservou somente a Original. A cerveja ganhou o nome que tem até hoje: Antarctica Original. Atualmente, a Original faz parte do portfólio da Ambev.
Curiosidades: