🐍 Pandemia, transporte público e cobras pela cidade

Oi!

Mais um O Expresso na quarta-feira! 

Por aqui, ainda nos acostumando com a nova rotina. Já já voltamos à programação normal.

Nesta edição, mais atualizações sobre coronavírus em Curitiba, nossa pior estiagem dos últimos tempos e algumas notícias rápidas super bacanas.

Nosso pedido de sempre: compartilhe esta edição d’O Expresso com seus amigos, usando o link abaixo ou os botões de compartilhamento das notas via WhatsApp. E mande suas sugestões e críticas para cá!

Tempo de leitura da edição de hoje:
8 minutos

Nosso próximo encontro:
Terça, 12 de maio

1. Mais sobre Coronavírus em Curitiba

Seguimos acompanhando os casos de COVID-19 na nossa cidade. Boletim desta terça, da Prefeitura Municipal, apresentou novos números de casos e mortes – e todos os dados estão atualizados lá no nosso Monitor COVID-19 Curitiba.

Até agora, os números:

  • 658 casos confirmados
  • 26 mortes
  • 135 casos suspeitos


Dados alarmantes

A semana que passou, aliás, foi impactante. Curitiba registrou recorde no número de mortes em 24h e um aumento expressivo no número de casos confirmados (BandNews FM). Desde a nossa última edição até agora, por exemplo, passamos de 17 para 26 óbitos pela COVID-19 na capital.

Em transmissão ao vivo pelo Facebook, na última quinta (30), a Secretária Municipal de Saúde, Márcia Huçulak, alertou para um possível colapso no sistema de saúde caso os índices da doença aumentem na mesma proporção da semana passada (CBN Curitiba). E faz um apelo para a população ficar em casa e respeitar os pedidos de isolamento e distanciamento social.

E sobre a eficácia ou não do isolamento social, vale referenciar o estudo da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus da UFPR que defende as medidas adotadas pela Prefeitura como essenciais para o controle da disseminação da doença (Tribuna do PR).


Curtas sobre coronavírus

  • As aulas na rede municipal foram suspensas até o dia 2 de julho, para a continuidade do controle de contágio na cidade (BandaB). UFPR também oficializou a suspensão das aulas presenciais por tempo indeterminado (CBN Curitiba).
  • A Prefeitura começou a incluir os chamados “testes rápidos”, além dos exames moleculares, para contabilizar os casos de COVID-19 em Curitiba. Para evitar falsos positivos, porém, indica-se a utilização do método rápido apenas a partir do décimo dia de infecção (Gazeta do Povo).
  • Ainda sobre testes: as farmácias da cidade também estão aplicando os testes rápidos, conforme autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para quem apresentar sintomas por mais de 5 dias (Bem Paraná). 
  • 23 pacientes com COVID-19 e internados em UTI’s de Curitiba estão recebendo tratamento com hidroxicloroquina. É o primeiro estudo próprio no Paraná para atestar a eficácia deste medicamento (CBN Curitiba).
  • Coronavírus também está mudando a rotina de maternidades. Dá uma lida nesta reportagem que fala sobre o descumprimento da Lei de Acompanhamento nos partos em alguns hospitais da cidade (Plural).
  • E pra fechar, um vídeo especial que fala sobre a “pneumonia silenciosa” e a dificuldade em diagnosticar casos de COVID-19 (BBC).

2. COVID-19 e o transporte público

Se o colapso do sistema de saúde de Curitiba já está no radar, o colapso do sistema de transporte é quase realidade. No dia 10 de março (poucos dias antes dos primeiros decretos de isolamento social) eram 759,5 mil passageiros. Em abril este número cai para pouco mais de 200 mil (Plural).

A situação levou as empresas de transporte da capital a pedirem ajuda para a Prefeitura. O resultado: a Câmara aprovou um repasse emergencial de R$ 54 milhões para manter os serviços pelos próximos 3 meses (Plural). Para a concretização dos repasses, as empresas concordaram em operar sem lucro neste período e a incluir a diferença de custos atuais para a tarifa técnica do ano que vem.

Em entrevista, o prefeito diz que não é um subsídio, mas sim uma forma de assegurar o transporte público durante a pandemia (CBN Curitiba). Inclusive, desde a semana passada novas medidas estão sendo implantadas nos terminais da cidade. Os ônibus só podem deixar os terminais com até 50% de ocupação (Prefeitura).

 

3. Curtas da semana ⚡

Natureza tomando conta: em tempos de pandemia, algumas notícias curiosas sobre a fauna de Curitiba ocupando a cidade. Além do número de aves aumentando nos parques da cidade (BandaB), cagado de espécie em extinção faz ninho em uma das quadras de vôlei do Parque Barigui (Prefeitura) e, no Passeio Público, as cobras tomam sol livremente (G1).
 

Um hospital em 40 dias: é de Curitiba a empresa responsável pela construção relâmpago de um hospital para a Prefeitura de São Paulo. A Tecverde começou as obras em 23 de março e concluiu no dia 30 de abril (Tecverde). “A tendência é cortar inovação, cortar custos. A gente fez o contrário. Acelerou a inovação”, comenta Caio Bonatto, CEO da empresa.


A pior estiagem dos últimos 40 anos: os rodízios de fornecimento de água devem continuar até setembro aqui em Curitiba. Com a falta de chuva, a vazão de um dos principais rios que abastecem a cidade caiu 70% (Plural). Além disso tem obra grande nesta quinta (7) que vai interromper o fornecimento de água em diversos bairros (BandaB).


Coisas legais para fazer: neste período de quarentena, MON Capela Santa Maria e Cine Passeio lançam tour virtual (Prefeitura). E ainda tem o MON – que inaugurou uma exposição virtual na última sexta-feira (BandNews FM) – e o Madalosso, que vai oferecer sessões de cinema drive-in no estacionamento do restaurante (Gazeta do Povo).
 

Acesse esta nota avulsa

Envie por WhatsApp >>

4. Cinema de rua virtual

21ef0c6b-122a-43b2-ab7f-13f364984986.jpg


A cena de hoje é um resgate histórico do Cine Vitória, inaugurado em 1963 e por muito tempo o maior cinema de rua de Curitiba – com capacidade para até 1.800 pessoas. Apesar de não existir mais (foi encerrado em 1987 e hoje dá espaço para o Centro de Convenções da cidade), o cinema acabou de ser virtualmente reaberto pelo Cine Passeio.


A sala virtual vai exibir diversos filmes (gratuitos e pagos), começando por uma curadoria especial de produções cinematográficas de Curitiba. Aqui você encontra todas as novidades do Cine Passeio para te fazer #ficaremcasa por mais um tempinho.
 

Acesse esta nota avulsa

Ou envie por WhatsApp >>

5. Pra terminar: em bom curitibanês

“Curitibanos não gostam de incomodar os outros”.

A frase é do ator curitibano Guilherme Weber, aniversariante deste dia 6, em entrevista para a Folha. Um dos curadores do Festival de Curitiba, Weber tem carreira extensa em TV e cinema, mas é no teatro que se firmou na parceria com Felipe Hirsch (também curitibano) e a Sutil Companhia de Teatro.

Apesar de projeção internacional, o ator considera Curitiba a base para um “… humor particularíssimo, ácido, desconfiado e uma poética concreta dos grandes das letras curitibanas, Leminski, Dalton Trevisan, Marcos Prado, Thadeu Wojciechowski, Manoel Carlos Karam”.
 

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS