Para mudar um pouco de assunto: antes de essa epidemia começar, no início de março, o pessoal do Open Data Day (evento de que falamos há algumas semanas) achou um baú de tesouros de Curitiba: a base da Central 156.
O 156 é conhecido por aqui como um número de telefone que presta informações e recolhe reclamações sobre serviços de Curitiba. Mas, na prática, essa base de dados, que está disponível no site da prefeitura, reúne informações estratégicas vindas de diferentes plataformas (site, e-mail, aplicativo e telefone) — e que se mostram essenciais para entender algumas peculiaridades da nossa cidade.
Pois bem: no Open Data Day deste ano, um grupo de programadores e ativistas cívicos se reuniu para analisar as bases do 156 em fevereiro deste ano. Foram mais de 20 mil solicitações no período, entre reclamações e elogios — a maioria delas, feita por e-mail.
Os temas mais recorrentes? 1) trânsito, 2) coleta de lixo, e 3) iluminação pública.
A partir dos dados disponibilizados, O Expresso resolveu separar as solicitações por tipo e criar alguns mapas que nos ajudam a identificar algumas características (e necessidades mais prementes) dos bairros de Curitiba. Dá uma olhada nos exemplos abaixo:
Abordagem social de rua

Este tópico reúne, basicamente, todos os pedidos de assistência para crianças, adultos e idosos que estão em situação de rua. Adivinhem onde eles se concentram? Das 2.051 solicitações registradas em fevereiro, 419 foram no Centro (1), 295 no Jardim Botânico (2) e 94 no Rebouças (3). Sítio Cercado (4) e Boqueirão (5) aparecem em seguida.
Iluminação Pública

As queixas e pedidos de manutenção da iluminação pública, como é possível perceber no mapa, estão concentrados na região periférica de Curitiba: o (1) Sítio Cercado teve 190 solicitações em fevereiro, (2) CIC chegou a 155 pedidos de manutenção; (3) Uberaba ficou na terceira posição, com 134 registros; e nas posições (4), (5) e (6), respectivamente, Xaxim, Boqueirão e Cajuru, com cerca de 100 solicitações em cada um.
Para saber mais:
- Se quiser, você pode gerar seus próprios mapas aqui, numa ferramenta disponibilizada por nós d’O Expresso, escolhendo o tema de sua preferência.
- A base de dados completa do 156 em fevereiro, organizada pelo pessoal do Open Data Day, também traz informações como o órgão responsável pela resposta, assim como o gênero e idade dos moradores que fizeram o pedido.