🚍 📚 🎥 Mais tarifa reduzida, uma leitora especial e cinema ao ar livre

Terça-feira chegou!

E, com ela, mais uma edição da nossa curadoria de notícias de Curitiba 🙂. Nesta primeira edição de dezembro, falamos de novas linhas de ônibus com tarifa reduzida e de uma leitora curitibana especial — a frequentadora mais assídua da Biblioteca Pública do Paraná, que leu mais de um livro por dia!

Não deixe de compartilhar O Expresso com quem também ama Curitiba. O link para recomendar a assinatura é este aqui embaixo 😊

Boa leitura!

Tempo de leitura da edição de hoje:
6 minutos e 48 segundos

Nosso próximo encontro:
Terça, 10 de dezembro

1. Mais ônibus com tarifa reduzida

A partir de hoje, mais cinco linhas de ônibus de Curitiba terão a tarifa reduzida de R$ 3,50 fora do horário de pico (até agora, são 11 linhas beneficiadas com a medida). São elas:

Vila Sandra (que vai do centro ao Campo Comprido);
Lindóia (que sai do Rebouças em direção à Vila Guaíra e Lindóia);
Dom Ático (que percorre os bairros Lindóia e Fanny);
Novo Mundo (que vai do centro até o… Novo Mundo); e
São Braz (que segue pelos lados de Santa Felicidade).

🚌 Todas elas usam aqueles ônibus amarelos, que normalmente levam passageiros do centro aos bairros. A prefeitura estima que 31 mil pessoas embarquem nessas cinco linhas todos os dias. É quase o dobro de passageiros em comparação com a primeira leva dos ônibus beneficiados com a medida, lá em outubro. (O Expresso)

Para recapitular, são essas as outras linhas com a tarifa reduzida:

Solar (que vai do Cabral ao Tingui);
São João (que percorre Cabral, Bacacheri e Tingui);
Tingui (que vai do Ahú ao Santa Cândida);
Ahú – Los Angeles (que atravessa a cidade, ligando o Ahú à Vila Isabel);
Santa Bárbara (que vai do centro até o Uberaba); e
São Bernardo (que sai do centro em direção a Santa Felicidade).

🕛 A redução de R$ 1 no preço do busão vale apenas das 9h às 11h e das 14h às 16h. E só para quem usa o cartão-transporte.

Por quê? O objetivo da prefeitura e das empresas de ônibus é melhorar a gestão da frota e aumentar a atratividade do ônibus, que tem perdido passageiros ano a ano com a concorrência dos aplicativos de transporte. A prefeitura promete ampliar a medida para 17 linhas — pouco mais de 5% do total de 300 em toda a cidade. (Plural)

Mas… A medida é controversa. Muita gente reclama que a redução da tarifa não beneficia aqueles que realmente dependem do transporte coletivo: o trabalhador ou estudante que usa o ônibus todo dia, para ir e voltar do trabalho ou escola (normalmente no horário de pico).

Ainda sobre transporte: Curitiba também lançou nesta semana um aplicativo oficial dos táxis da cidade, com a promessa de descontos de até 40% sobre o valor do taxímetro (e, claro, de melhorar a competitividade do táxi em relação aos aplicativos). Mas o app ainda não está disponível nas lojas dos sistemas iOS e Android 😕
 

Compartilhe esta nota >>

2. A leitora mais assídua da Biblioteca Pública

A nota que O Expresso deu, na semana passada, sobre os livros mais lidos da Biblioteca Pública do Paraná fez o maior sucesso. E a gente decidiu contar mais uma história deste lugar tão querido pelos nossos leitores:

A maior leitora da biblioteca no ano passado foi uma deficiente visual — que leu 523 livros em um ano! O nome dela é Cristiane de Fátima Costa, e a história dela foi contada pela Gazeta do Povo, em janeiro deste ano.

Aos números: Cristiane leu, em média, 1,43 livro por dia! Para isso, ela visitou a Biblioteca Pública a cada dois ou três dias, e frequentou assiduamente a seção em braille do local. 😲

Curiosidade: a leitora foi alfabetizada em braille, aos seis anos. Cristiane ficou cega ainda bebê, devido a um descolamento de retina. Sua mãe fez o que os especialistas chamam de estimulação precoce, para desenvolvimento do tato — e isso acabou ajudando na velocidade e na habilidade que ela tem para ler em braille.

Os autores de que ela mais gosta? Kafka, Saramago e Agustina Bessa-Luís.

A história inteirinha está disponível neste link. ❤
 

Compartilhe esta nota >>

3. Curtas da semana

🎅 Clássicos de Natal: Tem exibição de filmes de Natal ao ar livre lá no terraço do Cine Passeio. Do dia 5 a 22 de dezembro, serão 12 filmes exibidos. A Loja da Esquina (1940), Antes Só do Que Mal Acompanhado (1987) e Esqueceram de Mim 1 e 2 estão na programação.

👍 Para fazer o bem: Até 30 iniciativas brasileiras podem ser selecionadas para o Projeto Legado 2020 – programa de aceleração de iniciativas de impacto socioambiental que nasceu aqui em Curitiba. As inscrições vão até o dia 31 de janeiro

🏁 Agora vai? A novela das obras da Linha Verde – que acontecem já há 13 anos – teve novo capítulo nesta segunda (2). Depois de cancelar o contrato com a empreiteira anterior devido a falhas na execução, Greca publicou um ‘textão’ anunciando a retomada das obras, com direito a hashtag #AgoraVai. A previsão é que as obras dos 2,84 km sejam concluídas em 24 meses. A ver. (Gazeta do Povo)
 

Compartilhe esta nota >>

4. Cenas de Curitiba: vai um espresso aí?

Uma foto lá do Insta do parceiro Terra Café para dizer que estamos dando cafezinhos espressos e pedaços de tortas para aqueles assinantes que mais indicaram novos amigos e amigas para O Expresso nos últimos meses. Agradecemos pela parceria! 👊

E se você ainda não indicou ninguém, não deixe de compartilhar o seu link personalizado: https://oexpresso.curitiba.br

 

5. Pra terminar: em bom curitibanês

“[Combater a transmissão do vírus HIV] é igual a serviço de casa: todo dia tem louça pra lavar.”

A frase é da atual secretária de Saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, ao comentar os esforços do município em combater a Aids. Curitiba tem uma política de combate à doença conduzida há anos a fio, gestão após gestão, que rendeu à cidade o fim da transmissão vertical do vírus (de mãe para filho). Na década de 1990, houve quem acusasse a prefeitura de estimular a promiscuidade, pelo destaque dado ao combate ao HIV.

 

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS