📚 O que o curitibano anda lendo?

Cem vezes bom dia!

É isso mesmo, leitor e leitora: esta é nossa edição de número 100. Desde 2018, chegamos à sua caixa de entrada uma vez por semana, conectando você com Curitiba e as principais notícias da cidade. E assim pretendemos continuar! 

Obrigado por nos acompanhar durante todo esse tempo (ou por um pedacinho dele!). E não esqueça de compartilhar O Expresso com seus amigos. O link para recomendar a assinatura é este aqui embaixo 😊

Boa leitura!

Tempo de leitura da edição de hoje:
7 minutos e 42 segundos

Nosso próximo encontro:
Terça, 3 de dezembro

1. O que é que o curitibano lê? 📚

Dia desses, nos deparamos com uma lista super interessante divulgada todo mês pela Biblioteca Pública do Paraná: os dez livros mais emprestados pelos milhares de usuários que circulam pelo prédio diariamente.

Neste ano, a biblioteca registrou uma média de 10 mil empréstimos por mês. A gente d’O Expresso ficou curioso e perguntou para a BPP: quais são os livros campeões de leitura deste ano? E olha o ranking aí (de 1º de janeiro até o dia 23 deste mês):

  1. O poder do hábito, de Charles Duhhig
  2. Pai rico, pai pobre, de Robert Kiyosaki
  3. 1984, de George Orwell
  4. O poder do agora, de Eckhart Tolle
  5. Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling
  6. A revolução dos bichos, de George Orwell
  7. Nove noites, de Bernardo Carvalho
  8. O Uraguai, de Basílio da Gama
  9. Como eu era antes de você, de Jojo Moyes
  10. Relato de um certo oriente, de Milton Hatoum

Trocando em miúdos: Os títulos de autoajuda, como deu pra ver, ocupam lugar de destaque — mas também chamou a nossa atenção a presença de dois clássicos de George Orwell, que aparecem quase todo mês entre os mais lidos pelos curitibanos. 

  • Já as três obras brasileiras deste ranking (dos escritores Bernardo Carvalho, Basílio da Gama e Milton Hatoum) integram a lista de livros do vestibular da UFPR.

Fator sazonal: no ranking mensal, que começou a ser divulgado no site da BPP em maio, deu pra ver que o pico de empréstimos até aqui foi em julho: foram 12,1 mil empréstimos. Sintoma das férias escolares, ou do friozinho que anima uma leitura no sofá, em meio às cobertas? ☕

Ler em braille: Não é o caso do ranking anual, mas livros em braille aparecem frequentemente entre os mais emprestados do mês. Em outubro, por exemplo, a obra em braille “Harry Potter e a Ordem da Fênix” ficou em segundo lugar geral.

  • Vale lembrar que a Biblioteca Pública acabou de reinaugurar a seção braille, ampliando o espaço e aumentando a distância entre as estantes. Lá, cerca de 130 empréstimos são realizados todo mês.
🗣 A dica desta história partiu da nossa leitora Carolina Cattani. Mande a sua também: é só escrever para oi@oexpresso.curitiba.br, ou responder a este e-mail.
 

Compartilhe esta nota >>

2. E o que você, leitor, lê 🙂

A estreia d’O Expresso, cem edições atrás, foi no dia 18 de junho de 2018. A data foi escolhida por acaso, mas não deixa de ser um número quase cabalístico (18/06/18) para fixar o início de um projeto que reúne outros números interessantes — e que gostaríamos de compartilhar com você nesta nossa centésima edição.

👍 370 votos registrados no “Gostei” das últimas 15 edições (desde quando começamos a perguntar o que você achou da nossa curadoria).

✍ 411 notas foram escritas e publicadas desde o lançamento até hoje (incluindo esta edição).

🌎 2.095 links que nossa curadoria já apresentou para você ao longo dessas 100 edições (links para notícias de outros veículos, sugestões de coisas para fazer na cidade e nossas próprias notas).

🖱 3.274 é o número de cliques que todas as nossas edições receberam ao longo destes quase 18 meses de envios.

O que gerou mais interesse? Fizemos um ‘top 5’ das notas mais lidas nessas 100 edições. Dê uma olhada na lista e aproveite para recapitular o assunto:

5. As curtas da semana do dia 29 de outubro de 2019, que falaram sobre um roteirista curitibano indicado ao Oscar e o Festival de Ópera do Paraná.

4. Semana passada (19/11) falamos sobre a tradição gráfica de Curitiba – em celebração à super-feira Mamute, que aconteceu no último dia 23. 

3. Mais um ‘Curtas da semana’ (do dia 22/10) em evidência. Neste, citamos a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná e as quatro edições do TEDx em Curitiba.

2. A segunda nota mais lida até hoje tem a ver com educação e também é do dia 22/10 – quando apresentamos um levantamento de indicadores das escolas municipais de Curitiba desenvolvido pela Folha de S. Paulo.

1. E a grande vencedora é a nossa apuração própria e exclusiva sobre os cursos universitários de Curitiba com 5 estrelas no Enade. Foi a nota mais lida das 100 edições d’O Expresso.

Falando em 100: O Cândido, jornal de literatura da Biblioteca Pública do Paraná, também chegou à sua edição número 100 neste mês. São oito anos de circulação ininterrupta, neste que é o único jornal mensal editado por uma biblioteca pública no país. Vale dar uma olhadinha na edição centésima, disponível no site. Vida longa ao Cândido!
 

Compartilhe esta nota >>

3. Curtas da semana

💊 Inscreva-se: estão abertas as inscrições para o ‘hackaton da saúde’ promovido pela PUCPR, que vai rolar na semana que vem, entre os dias 4 e 6. A ideia é criar soluções inovadoras nas áreas de telemedicina, inteligência artificial, jornada do paciente e softwares de saúde.

🏆 Reconhecimento: falando em saúde e tecnologia, o Robô Laura, um velho conhecido dos leitores d’O Expresso e que ajuda a identificar e combater casos de septicemia em hospitais, foi um dos cinco laureados no Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica. Concorreram mais de 80 projetos de todo o país. (Canal Meio)

👨 Menos vagas: o governo do Paraná divulgou que vai reduzir as vagas noturnas no Ensino Médio público em todo o estado, mas pretende abrir outras durante a manhã e à tarde. A gestão diz que a demanda vinha diminuindo ano a ano, e que a medida pretende combater a evasão escolar e corrigir a oferta de vagas. O Ministério Público vai apurar o caso. (Gazeta do Povo e BandNews FM)
 

Compartilhe esta nota >>

4. Cenas de Curitiba: arte na parede

34481e46-3072-4e92-88b5-78a02bb57e83.jpg
 
Um pequeno/grande registro da Mamute abrindo caminho lá no moinho onde fica a Fundação Cultural de Curitiba, no último sábado (23).

 

5. Pra terminar: em bom curitibanês

“Curitiba é uma cidade de caretas. Jamais vou virar estátua aqui porque tenho uma bagana no bolso. A minha missão é outra!”

A frase é de Paulo Leminski, e está na edição número 100 do Cândido, o jornal literário da Biblioteca Pública do Paraná. Quem a atribui ao poeta é Rodrigo Garcia Lopes (e bagana, pra quem não sabe, é a guimba do cigarro). Teria a missão de Leminski sido cumprida? Esperamos que sim! 😉

 

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS