🚶 A arte de andar por Curitiba

Seu primeiro Expresso do dia chegou!

Só falta o cheirinho do café para acompanhar a nossa curadoria das últimas notícias de Curitiba. Se é sua primeira vez, dá uma olhada em quem somos e por que falamos do que falamos ☕

E é sempre bom lembrar: compartilhe O Expresso! É só utilizar o link abaixo:

Tempo de leitura da edição de hoje:
Mais que 8 minutos! 😬

Nosso próximo encontro:
Terça, 22 de outubro*

*sim, faremos uma parada técnica de duas semanas para ganhar fôlego, montar alguns materiais especiais e avaliar os resultados até aqui. Mas prometemos que voltamos — e, se sentir saudades, estamos no e-mailInstagramTwitter e Facebook ☺

1. Como andam as calçadas de Curitiba?

Quem é pedestre em Curitiba certamente tem resposta para essa pergunta. Mas vejam que bacana: o portal Mobilize divulgou, no mês passado, o relatório nacional Calçadas do Brasil — um levantamento do estado das calçadas nas 27 capitais brasileiras.

Um time de pesquisadores e voluntários avaliou as calçadas que ficam em frente a equipamentos públicos de cada cidade, como praças, postos de saúde, escolas e terminais de transporte. Foram monitorados itens como:

  • a largura da calçada;
  • a inclinação;
  • a regularidade do piso;
  • a existência de mapas e placas de orientação;
  • a arborização e paisagismo.


Como ficou Curitiba? Nossa capital ficou com nota 6,02. É acima da média nacional, que foi de 5,71 — mas ficou bem abaixo do mínimo aceitável, segundo a Mobilize, de 8,0. A equipe avaliou 44 pontos, em diferentes bairros da cidade. 

De modo geral, fomos bem em: largura da calçada, inclinação e ausência de barreiras e obstáculos. Mas precisamos melhorar as placas de orientação, mobiliário urbano e semáforos para pedestres.

✔ As melhores avaliações
Colégio Estadual Prof. Lysimaco Ferreira da Costa (Água Verde) – nota 8,23
Praça Tiradentes (Centro) – 8,17
Praça Menonitas (Boqueirão) – 8,17

❌ Os piores trechos
CRAS Nossa Sra. da Luz (CIC) – nota 2,5
Velódromo do Jardim Botânico – 3,57
CMEI Santos Andrade (Campo Comprido) – 3,63

O trabalho foi coordenado pelos professores Débora Rocha, do Laboratório de Urbanismo e Paisagismo da UTFPR, e Alessandro Filla, do Observatório do Espaço Público da UFPR. Vejam que interessante a avaliação de Filla a respeito:

“Curitiba tem bons passeios, até referenciais, principalmente nos bairros centrais. Já nas áreas mais pobres e afastadas da cidade, falta acessibilidade, conectividade e arborização. Existem áreas na cidade que devem ser vistas, reconhecidas e melhoradas“.

E eu com isso? A avaliação foi uma forma de medir o engajamento do poder público com a acessibilidade das cidades — já que, por lei, a manutenção da calçada é de responsabilidade do dono do imóvel à sua frente.

Em tempo: a Prefeitura de Curitiba informou ao Expresso que tem trabalhado para melhorar a acessibilidade na cidade, atualizando a legislação e exigindo contrapartidas de empreendimentos imobiliários. Reforçou também que as normas nacionais de acessibilidade mudaram em 2015, e que tem adequado as calçadas da cidade aos poucos — mas que qualquer investimento depende de possibilidades orçamentárias.

Para saber mais: o relatório completo pode ser acessado aqui.
 

Compartilhe esta nota >>

2. Os cursos universitários cinco estrelas

Na semana passada, tivemos acesso ao resultado do Enade 2018 das universidades brasileiras (públicas ou privadas). O indicador é fruto de uma avaliação feita diretamente com os estudantes concluintes de cursos de graduação em todo o país.

No Brasil, foram 8.520 cursos avaliados. Desses, menos de 6% ficaram com a nota máxima (5).

E em Curitiba? O Expresso foi atrás dos indicadores das universidades e faculdades que oferecem cursos de graduação na capital para entender como foi o desempenho local.

Curitiba está além da média nacional: num universo de 250 cursos avaliados pelo INEP, quase 11% (26) foram classificados com a nota máxima. A nota mais comum é a 3, com 114 cursos – o que corresponde a 50% dos avaliados. O gráfico abaixo – que é do relatório que organizamos para você – mostra o peso de cada uma das classificações nos cursos curitibanos.

O Top 5: Elencamos as cinco universidades locais que têm o maior número de cursos avaliados com a nota máxima. São elas:

1. Universidade Federal do Paraná (9 cursos com nota máxima)
2. Universidade Positivo (6 cursos)
3. empate entre: PUCPR (3 cursos),
                           e UTFPR (3 cursos)
5. FAE (2 cursos)

Como dissemos, O Expresso organizou um super relatório para você aqui. Ainda dá para fazer uma seleção dos cursos que mais têm nota cinco aqui em Curitiba, independentemente da instituição:

1. Administração (4 cursos com nota máxima)
2. Jornalismo (3 cursos)
3. Publicidade (3 cursos)
4. Design (2 cursos)
5. Tecnologia em Logística (2 cursos)

Para saber mais: deixamos o relatório completo para você aqui. Lá a gente inclusive apresenta as bases de dados originais utilizadas para a nossa análise.
 

Compartilhe esta nota >>

 

3. 160 mil quilômetros por mês

Essa foi a distância média percorrida todo mês pelos patinetes e bicicletas compartilhados em Curitiba — segundo um levantamento divulgado nesta segunda (7) pela Grow, empresa que opera os veículos da Grin e Yellow. (Prefeitura de Curitiba)

Daria para percorrer TODAS as ruas de Curitiba em um único dia, durante todos os dias do mês (a nossa cidade tem 4.800 km de ruas, pouco menos do que a média de 5.300 km percorridos diariamente pelos veículos alugados).

Cada viagem tem, em média, 2 km de distância, percorridos numa velocidade de 8 km/h. 

Como eles são usados?

🛴 Aos fins de semana, concentrados em locais como o Parque Barigui, Bosque do Papa e Museu Oscar Niemeyer, com pico aos sábados, por volta das 16h;

🚲 Nos dias úteis, em torno de locais como a Estação Central, a UTFPR e a Praça do Japão, com picos no almoço e final da tarde.

Para a Grow, isso significa que os modais são usados tanto para lazer quanto para deslocamentos casa/trabalho e casa/estudo.

Em tempo: Curitiba decidiu não regulamentar, por ora, o uso desses veículos, e aguarda decisão do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) a respeito.

 Compartilhe esta nota >>

4. Curtas da semana

🚀 Estão abertas até dia 18 as inscrições para negócios de impacto de Curitiba e região, que atuem nas áreas de comunicação e tecnologia. Os 50 selecionados participam de uma maratona criativa durante um fim de semana, com orientações sobre o negócio, construção de novo website e criação de dez lojas virtuais. O projeto é do Propulsão Local.

🗳 A eleição para o Conselho Tutelar em Curitiba, que rolou neste domingo (6), acabou cancelada após problemas nas urnas. Mais de 20 mil pessoas participaram da votação, na eleição mais disputada nos últimos dez anos. O pleito deve ser remarcado. (Plural e BandNews Curitiba)

📚 A Biblioteca Pública do Paraná começou nesta semana uma campanha de doação de livros novos, em parceria com as Livrarias Curitiba e a Livraria da Vila. Quem quiser pode comprar qualquer lançamento (tanto faz o preço ou gênero) nesses estabelecimentos, e direcioná-lo diretamente à BPP. A biblioteca também fez uma lista de 25 títulos que estão entre os melhores dos últimos dez anos, e que também podem ser doados pelos compradores. Bora participar!
 

5. Cenas curitibanas: o palhaço na calçada

 
Mais uma cena da Galeria a Céu Aberto. A foto estampada é de Daniel Castellano. Se ainda não teve a oportunidade, passa ali no Largo da Ordem para ver essas e outras cenas bem curitibanas.
 

6. Pra terminar: em bom curitibanês

Para quem viaja ao encontro do sol,
é sempre madrugada.

Da poetisa paranaense Helena Kolody, que neste sábado (12) completaria 107 anos caso estivesse viva. Nascida em Cruz Machado, no interior do Paraná, foi a primeira mulher a publicar haicais no país, segundo esta reportagem do jornal Cândido. Anos depois, viraria amiga de Paulo Leminski. Sobre sua criação, ela disse, em entrevista: “Às vezes, meus poemas afloram por inteiro. São os melhores e geralmente estavam hibernando dentro de mim”.
 

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as terças-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS