🎂 Sabe quem está de aniversário?

Um Expresso diferente!

Esta edição é especial, e vai falar bastante de um aniversariante da semana — e personagem emblemático de Curitiba. Quem será? Mas não se preocupe: aquela nossa curadoria das últimas notícias de Curitiba está aqui, como sempre. É só rolar o e-mail!

Se é sua primeira vez, dá uma olhada em quem somos e por que falamos do que falamos 😉

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Tempo de leitura da edição de hoje:
8 minutos

Nosso próximo encontro:
Terça, 1º de outubro

1. 45 anos do vermelhão 🚌

Na semana que passou, o sistema de ônibus de Curitiba, mais conhecido pelas canaletas e biarticulados, completou 45 anos de existência. Em 22 de setembro de 1974, um domingo, o primeiro Expresso, que já era vermelhinho, circulou pela primeira vez.

 

 

Tempo vai, tempo vem, o sistema foi copiado pelo mundo e ficou conhecido como BRT (Bus Rapid Transit). Ele deixou seu legado — mas (ainda) enfrenta limitações.

🗣 A gente conversou com o engenheiro Ivo Reck Neto, especialista em transporte e mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento, pra fazer um balanço desses 45 anos.

O segredo do sucesso:

– Vias exclusivas para ônibus, ou, em curitibanês, canaletas (diminuíram o tempo de viagem e aumentaram a velocidade dos veículos);
– Embarque no mesmo nível do ônibus (parece bobagem, mas reduz o tempo de embarque do usuário, o que agiliza a experiência para todo mundo);
– Pagamento antecipado da tarifa, no tubo ou no terminal (também reduz o tempo de embarque);
– Implantação em vias estruturais da cidade, que se desenvolveram junto com o transporte público;
– Custo bem menor do que um metrô (não por acaso, o sistema foi copiado em várias cidades da América Latina, como Santiago e Bogotá);
– Integração entre terminais e com a região metropolitana (até uns anos atrás, pelo menos).

Mas… Apesar da fama, o sistema ficou “parado no tempo”, segundo o engenheiro. Não por acaso, vem caindo o número de passageiros dos ônibus de Curitiba — o que coloca em dúvida o título de ‘modelo’.

O que é que está faltando:

– Integração com outros modais de transporte, como bicicletas, VLTs ou patinetes;
– Integração temporal, ou transformar Curitiba em um grande terminal, com um bilhete que permita pegar vários ônibus em um determinado intervalo de tempo (algo que já existe em cidades como São Paulo, por exemplo);
– Bilhete único, com pagamento de valor fixo mensal, semanal ou diário;
– Frota elétrica em peso, algo que foi só ensaiado com a chegada dos hibribus;
– Novas formas de pagamentono Rio e em São Paulo, por exemplo, o usuário já pode pagar pelo transporte direto no cartão de débito, só encostando o cartão na catraca;
– Conexão com a região metropolitana, igual antigamente, ao preço de uma mesma passagem.

Pra não dizer que só vemos o copo meio vazio, tivemos alguns avanços recentes:

– Tarifa menor fora do horário de pico, de que já falamos aqui n’O Expresso;
– Novas faixas exclusivas para ônibus, como as que devem ser implantadas no Inter 2;
– Renovação da frota, que estava pra lá de velhinha (o que é mais uma correção do que um avanço, propriamente).

Pra saber mais: vai rolar um workshop nesta quinta (26) sobre mobilidade urbana, de graça, aqui em Curitiba. Será a partir das 9h, até o final do dia. É só chegar. O evento é promovido pela APEAM (Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais), em parceria com o CREA-PR.

E você, o que acha? Conta pra nós sua experiência e opinião sobre os ônibus de Curitiba (que são até assunto de bar na capital)! É só responder a este e-mail. ✉

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2. A Lei de Zoneamento passou

Pra amarrar o tema da última edição: a Lei de Zoneamento, aquela que define para onde e como a cidade crescefoi aprovada na semana passada na Câmara. (CBN Curitiba)

Tudo o que a prefeitura sugeriu (aumentar a população do centro, estimular pequenos comércios em áreas residenciais, entre outras coisas), foi acatado pelos vereadores.

À exceção de um item: os vereadores permitiram o estacionamento na frente dos comércios, naquele recuo que alguns estabelecimentos têm entre a porta de entrada e a calçada. A prefeitura queria proibir a medida, para desestimular o uso do carro. Mas os legisladores entenderam que isso iria prejudicar o pequeno comerciante, nos bairros. (Gazeta do Povo)
 

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3. Chove, chuva ☂

Caiu o maior toró na semana passada aqui em Curitiba — com chuva de granizo e estragos em vários pontos da cidade.

E o Plural fez um levantamento bem interessante sobre as regiões que mais sofrem com os temporais em Curitiba. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, as regionais campeãs em ocorrências neste ano são: Santa Cândida e Cajuru.

mapa completo pra você consultar está na reportagem do Plural.

Lembrete: a primavera, que começou ontem, promete ser chuvosa. (Gazeta do Povo)
 

4. Curtas da semana

💉 A gente não queria mais falar do tema, mas ele se impõe: novos casos de sarampo foram confirmados em Curitiba. Agora, são 14! A turma de uma faculdade da cidade até cancelou as aulas para evitar contágio. Quer combater a doença? Tome a vacina! (Prefeitura de Curitiba e BandNews FM)

🔍 Onze anos depois, um dos crimes mais notórios da cidade parece ter sido solucionado: um suspeito de ser o assassino de Rachel Genofre, uma menina de nove anos cujo corpo foi encontrado dentro de uma mala abandonada na rodoviária, foi identificado via DNA. Ele estava preso em São Paulo. Um dos peritos responsáveis pelo caso, que fez mais de 170 tentativas de cruzamento genético ao longo dos anos, disse ter tirado um peso das costas. (Tribuna do Paraná e Gazeta do Povo)

🚀 Pra quem curte empreendedorismo: nesta sexta (27), tem Estação Hack, um evento gratuito promovido pela Artemisia e Facebook para promover iniciativas de impacto social em Curitiba. Aliás, O Expresso foi um dos projetos selecionados para receber uma mentoria! Ainda dá tempo de se inscrever para assistir às palestras da manhã.

📚 Pra quem ama ler e aprender: nesta semana, está rolando Semana Literária do SESC (com palestras, lançamentos e apresentações culturais até sábado), Feira do Livro da UFPR (na Praça Santos Andrade, com descontos de até 50%) e Festival UFPR de Ciência, Cultura e Inovação (com comidas típicas de imigrantes, palestras e oficinas de temas tão diversos quanto dança, yoga, design thinking e startups).
 

5. Cenas curitibanas: vida expressa

 
A imagem é de @stayflowoficial, na Galeria a Céu Aberto (que fica ali no Largo da Ordem e vale a visita!). O clique do clique foi de Gustavo Panacioni.

 

6. Pra terminar: em bom curitibanês

“A velocidade dos ônibus terminou causando vários acidentes — registrados oito, com cinco feridos. E emprestaram aos modernos veículos, pintados de um vermelho forte, alguns apelidos: ‘expresso do medo’, ‘diabos vermelhos’, ‘El Matador'”

O jornalista Paulo Sérgio Markun, numa reportagem da Folha de S.Paulo em outubro de 1974, sobre os novíssimos ônibus expressos de Curitiba. Uma mostra de que toda inovação enfrenta resistências e precisa de aperfeiçoamentos — ou de que o nosso tão falado sistema de ônibus era controverso desde o princípio.
 

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O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

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