🚍 😁 Olha quem está de volta!

Bom dia! Estamos de volta!

Passamos por alguns meses de mudanças e de reflexões, que acabaram forçando uma parada involuntária nessa newsletter com sotaque leite-quente.

Mas voltamos cheios de ideias e novidades: agora somos dois que vos escrevem, com vontade dupla de botar a casa de pé. 

O Expresso, agora, vai circular toda terça-feira, bem cedinho, na sua caixa de entrada, com aquela já conhecida curadoria de notícias sobre Curitiba. 

Você pode saber mais sobre o que queremos na nossa carta de princípios. Spoiler: nosso foco é jornalismo local, sobre a vida curitibana. Mobilidade, urbanismo e tendências globais, políticas públicas e iniciativas bacanas na cidade estão entre os temas sob a nossa lupa.

Indique O Expresso para os amigos que também vivem em Curitiba e querem saber o que acontece na cidade. É só encaminhar este e-mail ou compartilhar nosso endereço oficial: oexpresso.curitiba.br. O envio é gratuito.

E vamos nessa!

Tempo de leitura da edição de hoje:
7 minutos e 10 segundos

Nosso próximo encontro:
Terça, 20 de agosto

1. O sarampo está bem pertinho: previna-se

Nesta semana que passou, foi confirmado o primeiro caso de sarampo no Paraná em 20 anos — e pertinho de Curitiba. Foi em uma mulher de 41 anos que vive em Campina Grande do Sul, na região metropolitana, e contraiu a doença ao viajar para São Paulo em julho.

Em tempo: o último caso de sarampo no Paraná havia sido confirmado no ano 2000.


Para ficar esperto: o estado vizinho de São Paulo vive um surto de sarampo, assim como outros estados das regiões Sudeste e Norte do país.

Quem está mais exposto? Adolescentes e jovens adultos, de até 30 e poucos anos, e pessoas com até 49 anos. É esse grupo que pode ter perdido o reforço vacinal contra o sarampo, segundo o Ministério da Saúde. O recomendado são duas doses da vacina na vida.

Fica a dica: procure a vacina! Quem tem entre 30 e 49 anos precisa ter tomado, pelo menos uma vez na vida, o reforço da tríplice viral, após ter completado um ano de idade. Para quem tem até 30 anos, são duas doses. 

Não lembra se tomou? Pode tomar a vacina de novo. Não há risco à saúde — à exceção de mulheres grávidas e bebês com menos de seis meses de idade. A vacina está disponível gratuitamente, em 110 unidades básicas de saúde de Curitiba (a lista completa está aqui). Basta apresentar um documento com foto e a carteirinha de vacinação.

2. Dinheiro da UFPR acaba no fim do mês

O cobertor encurtou de vez na UFPR (Universidade Federal do Paraná). Com a chegada do segundo semestre, o reitor Ricardo Marcelo disse ao Plural que a instituição corre o risco de fechar as portas já em setembro.

Segundo ele, o motivo é o contingenciamento nas verbas da educação anunciado pelo governo federal meses atrás. À rádio CBN, o reitor destacou que “não existe ajuste possível” que consiga economizar R$ 48 milhões — dinheiro que foi cortado do custeio da universidade neste ano.

“Não há mais o que fazer”, disse. “Estamos fazendo a universidade funcionar na unha.”

A UFPR já suspendeu serviços e revisou contratos. Mas o dinheiro acaba no fim de agosto, segundo o reitor.

Outro lado: o governo federal não sinalizou que irá rever o corte até agora. A atual gestão argumenta que quer melhorar a eficiência e a gestão das universidades públicas, e abriu para consulta pública o programa Future-se, que também é questionado por alguns reitores. O Expresso vai continuar acompanhando o tema.

E você, leitor? Estuda ou trabalha na UFPR? Conhece alguém que o faça? Como essa crise tem afetado o dia a dia? Conta pra gente no oi@oexpresso.curitiba.br.

3. Loco de Joia: robô curitibano que previne mortes ganha instituto

O robô Laura, que ajuda a combater mortes por infecção hospitalar (e já é conhecido dos leitores d’O Expresso), virou nesta semana o Instituto Laura Fressatto

A ideia é levar o robô a hospitais públicos e filantrópicos, com investimentos subsidiados pelo instituto e apoiados por investidores.

Atualmente, o Robô Laura está em uso em 13 hospitais, e já identificou e preveniu cerca de 12 mil casos de sepse nos últimos três anos. A meta é chegar a cem hospitais no próximo ano. 


Saiba mais: o robô Laura surgiu após a perda de um pai, Jacsson Fressatto, cuja filha recém-nascida morreu de sepse em 2010. A gente contou mais sobre essa história aqui.

4. Cenas Curitibanas: livro com cheiro de café 

Uma livraria, café e editora curitibana que inaugurou casa nova na semana passada. A imagem é do Facebook da própria livraria.

5. A semana adiante

_nesta quarta, dia 14, tem estreia de documentário sobre o Plá, um ícone curitibano e artista conhecido do calçadão da Rua XV. Às 19h, ‘de grátis!’, na Cinemateca de Curitiba;

_por perto: neste fim de semana, acontece a Festa Nacional do Fandango, em Paranaguá;

_e, um velho imbróglio: o prefeito diz que vai ‘definir o futuro das obras da Linha Verde’ nesta semana. Na semana passada, o município cancelou o contrato com uma das construtoras responsáveis, depois de uma lentidão quase crônica no empreendimento;

Agora, a prefeitura convocou uma entrevista coletiva sobre o tema, que acontece na manhã desta terça-feira. A gente conta o que virá por ai na próxima edição d’O Expresso 😉

6. Pra terminar: em bom curitibanês

“Eu tenho que ficar na feira. Porque, sem minha presença na feira, não é o mesmo pierogui”.

o polonês Tadeu Kawales, mais conhecido como Tadeu do Pierogi, que completou 30 anos em Curitiba nesta semana.

Ele foi entrevistado por Daiane Andrade, da Bandnews FM Curitiba, a quem contou que, antes de virar o ‘rei do pierogui’, morou por um ano de favor numa igreja da cidade.

Se você sentiu nossa falta, que bom — nós também sentimos! Não esqueça de dizer o que achou dessa edição: conte as novidades e mande sugestões para oi@oexpresso.curitiba.br. 

Até terça que vem!

Estelita Carazzai
Gustavo Panacioni

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as terças-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS