🏡 🏫 Vote sobre a nova Lei de Zoneamento de Curitiba

E aí, tudo certo?

O Expresso de hoje passa por três pontos de notícias de Curitiba e + uma cena da nossa cidade.

Tempo de leitura da edição de hoje:
4 minutos e 24 segundos

Nosso próximo encontro:
Sexta, 12 de abril

Para compartilhar esta edição é só usar o link:

1. Sua opinião sobre novo Zoneamento

Está aberta, a partir desta segunda, uma consulta para qualquer morador da cidade responder sobre o novo Zoneamento Urbano – que está em trâmite na Câmara Municipal de Curitiba desde o dia 1º de agosto do ano passado. 

Na última quarta (03) a casa legislativa organizou uma audiência pública para debater o tema. Obviamente que várias questões foram levantadas por moradores preocupados com o aumento do potencial construtivo ou do uso comercial de determinadas regiões – previstas pela nova lei de zoneamento.

A gente aqui do O Expresso fala destas novas alterações desde nossa primeiríssima edição, lá em junho de 2018. E só agora, quase um ano depois, é que as coisas começam a caminhar um pouco mais.

     A audiência pública

Foram aproximadamente duas horas de audiência no dia 3 de abril. Ao todo, a nova proposta de zoneamento traz 236 artigos diferentes – que já foram aprovados pela Comissão de Constituição e Justiça da casa.

O encontro foi só o primeiro passo. A ideia é que nos próximos meses outras reuniões sejam agendadas para ampliar a discussão sobre o tema, já que a lei ainda pode ser alterada com emendas.

     A consulta pública

O formulário online fica aberto por 30 dias a partir desta segunda e aceita uma resposta por CPF ou CNPJ cadastrado.

Quem vota pode dizer se concorda ou não com algumas das principais diretrizes da nova lei de zoneamento como, por exemplo, a redução do potencial construtivo do Centro Cívico no intuito de não competir com a Zona Central e o Eixo Estrutural Norte.

Ou dá para opinar, também, sobre a intenção de trabalhar pela redução do uso de carros e facilidade de estacionamentos pela cidade.



Para aprofundar: dá para acompanhar a audiência pública completa pelo YouTube. O link da transmissão ao vivo em áudio é este daqui.

Para votar: se você tem interesse em deixar sua opinião, é só clicar neste link para acessar o formulário de votação que a Câmara preparou para ouvir a população.

2. Semana Curitiba Lê

É a partir desta segunda também que começa a programação da Semana Curitiba Lê, com diferentes atividades e apresentações nas várias casas de leitura da cidade + Capela Santa Maria + Conservatório de MPB.

Até o dia 11/04 (quinta) dá para participar de oficinas sobre, por exemplo, o uso da voz e do corpo na contação de histórias ou a importância da leitura indígena na formação do leitor.

….

Para aprofundar: se quiser saber os detalhes da programação, é só clicar aqui.

Para se inscrever: é preciso realizar a inscrição em algumas oficinas. E aí é só clicar aqui.

3. Começo do fim das estações-tubo?

O título ficou meio polêmico, mas é quase isso aí.

Há alguns dias o IPPUC abriu o jogo sobre alguns novos planos que nosso prefeito tem para o Inter 2 e o Interbairros II.

A ideia é não só abrir espaço para novos formatos de transporte (não sei sabe ainda se elétricos em trilhos ou sobre pneus, por exemplo), mas também dar uma reformulada no visual das estações-tubo.

O projeto (chamado de “evolução da Rede Integrada de Transportes) seria executado com recursos (a maior parte) do Banco Interameticano de Desenvolvimento, com um total previsto de 507 milhões de reais de investimentos.




Para saber mais: mais detalhes sobre o novo projeto “evolução da RIT”.

4. Cenas de Curitiba

 



Para saber mais: uma das apresentações de rua do Festival de Curitiba, lá na Praça Osório, que encerrou a 28ª edição neste domingo.

Uma boa semana e até sexta!

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS