😮 Enfermeiros adoecem de tanto descansar?

Oi! Tudo bem por aí?

Mais uma semana começando por aqui e O Expresso passa por três pontos de notícias de Curitiba.

Tempo de leitura da edição de hoje:
4 minutos e 36 segundos

Nosso próximo encontro:
Sexta, 22 de março

Para compartilhar esta edição é só usar o link:

1. Condenados pela Lei Maria da Penha

Para você saber, tramita pela Câmara um projeto de lei que impede a nomeação para cargos em comissão de pessoas que tiverem sido condenadas pela Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006).

Se aprovada, a lei vale tanto para cargos do executivo quanto do legislativo. A proposta já circula também em outras cidades e pretende olhar com mais atenção aos casos de feminicídio ou agressões a mulheres.

Lembrando que, na semana passada, também falamos da mudança de endereço da Delegacia da Mulher aqui em Curitiba – que agora passa a funcionar na Casa da Mulher Brasileira (Av. Paraná, 870).



Para aprofundarmais detalhes sobre o projeto de lei apresentado na Câmara.

2. Mais uma do prefeito

Enquanto o final de semana rolava e muita gente descansava por aí, nosso prefeito foi protagonista de mais uma polêmica – agora no Facebook. O caso foi relatado pelo blog Caixa Zero, que tratou de tirar os prints necessários antes do comentário ser apagado.

Pra quem não sabe, Greca tem mania de responder comentários da população na página que tem no Facebook. Numa dessas “interações” o negócio saiu do controle – quase igual àquela clássica fala sobre “cheiro de pobre” nas eleições de 2016.

Resumo da ópera: Greca disse que os enfermeiros e enfermeiras de Curitiba adoecem de tanto descansar.

A resposta foi para o comentário de uma internauta que pedia atenção às equipes de enfermagem do município (que, segundo ela, estavam ficando doentes).

A falta de papas na língua de Greca (ou, neste caso, nos dedos) levou o Conselho de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) a repudiar “qualquer manifestação que minimize o esforço desses profissionais comprometidos em aliviar a dor e auxiliar os cidadãos em alcançar saúde de qualidade”.

     Pedidos de desculpas

Sábado nem bem tinha terminado e Greca já utilizava o mesmo Facebook para pedir desculpas.

“Quando erramos, é preciso ter humildade para reconhecer. O meu comentário para a auxiliar de enfermagem Ingrid Bohler sobre a jornada semanal de trabalho não corresponde ao meu pensamento em relação à categoria!”.

Dessa vez (pelo jeito muito bem assessorado) o prefeito tratou de trazer uma bela foto e números que dessem conta de ilustrar como a gestão reconhece o trabalho dos enfermeiros por aí.



Para saber mais: como falamos lá no comecinho, o caso foi acompanhado mais de perto pelo Rogério Galindo, no Plural. Dá uma olhada no primeiro texto aqui e na atualização aqui.

Para saber mais 2: se você quiser, aqui tem o post do pedido de desculpas – publicado no sábado, às 23h09.

Voltando no tempo: aquele outro caso em que Greca teve que se desculpar e dizer como “o comentário não corresponde ao pensamento”. O candidato, na época, disse que não soube se expressar sobre a questão do “cheiro de pobre”.

3. Sem cinto

A Secretaria Municipal da Defesa Social publicou um levantamento sobre a principal infração flagrada no trânsito de Curitiba: falta de cinto de segurança.

De acordo com a pasta, no último ano foram mais de 7,5 mil registros de motoristas e passageiros que não estavam utilizando o item de segurança. E esses números são só aqueles fiscalizados pela Guarda Municipal.

Se somar os dados da Setran, o número de infrações passa de 12 mil.

A infração é grave, tem multa de R$ 195,23 e, ainda, a dedução de 5 pontos na carteira.

     Setran + Guarda Municipal

É bom falar: agora a Guarda Municipal também está apta para atuar no trânsito. A parceria começou oficialmente em 28 de fevereiro de 2018 e, hoje, já são 351 guardas treinados para conduzirem este tipo de atividade.



Para saber mais: os dados divulgados pela Secretaria Municipal da Defesa Social estão aqui.

Até sexta!

COMPARTILHE ESTA EDIÇÃO

Compartilhar no email
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no print

Sobre

O Expresso é um boletim de notícias locais sobre Curitiba enviado todas as segundas e sextas-feiras por e-mail. Assine!

2019 © O EXPRESSO TODOS OS DIREITOS RESERVADOS