Desde meados de 2013 o Bosque Gomm tenta garantir sua sobrevivência. Começou com a quase extinção do bosque para a abertura de uma rua para o Shopping Pátio Batel e, agora, enfrenta uma nova polêmica.
O prefeito quer chamar o espaço de Parque Inglês e instalar uma cabine telefônica daquelas vermelhas típicas de00 Londres. A proposta já atraiu manifestações contrárias.
O Bosque Gomm fica ali atrás do que hoje é o Shopping Pátio Batel e leva esse nome por acolher a Casa Gomm, construída em 1910 por um comerciante de erva-mate e atualmente tombada pelo patrimônio histórico.
Em 2014, a partir da mobilização da comunidade contra a abertura de uma rua que consumiria parte do bosque, virou oficialmente o primeiro parque comunitário de Curitiba.
A nova ideia do prefeito, anunciada no último dia 12 pelas redes sociais, envolve uma homenagem à Inglaterra e a criação do então Parque Inglês. Ou melhor: a substituição do Parque Gomm pelo Parque Inglês.
Nesta semana que passou, o plenário da Câmara de Curitiba aprovou uma moção de apoio e solidariedade ao movimento Salvemos o Bosque da Casa Gomm – responsável pelas transformações comunitárias no local desde 2013.
Para saber mais 2: este outro texto aqui lá de 2014, da Agência de notícias da Prefeitura, fala da criação da unidade de conservação da área e que deu origem ao Parque Gomm.