“Os cientistas brasileiros se acostumaram a tirar leite de pedra.”
O cientista Aldo Zarbin, professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), tem um ‘superpoder’. Ele, que vive em Curitiba, foi tema desta reportagem do UOL sobre cientistas brasileiros que estão mudando a história com pesquisas sobre novos tipos de materiais.
O seu ‘superpoder’, como explica o texto, são baterias sustentáveis. Zarbin lidera um grupo de estudos na UFPR que trabalha numa alternativa às baterias de lítio, material escasso e caro. O substituto são baterias de íon-sódio, feitas com base em componentes tão banais quanto… sódio e água. (TVM)
Essas baterias, além de agredirem menos o meio ambiente, são capazes de gerar e armazenar energia com melhor performance e de forma mais econômica.
Zarbin, nascido no interior de São Paulo, lamenta os cortes de recursos da ciência brasileira, mas diz que o cientista nascido aqui “é extremamente criativo e capaz”. Suas descobertas foram publicadas em diversas revistas científicas internacionais, mas dependem de investimentos para saírem do papel.
Você pode acompanhar o trabalho de Zarbin em sua conta no Twitter.
Uma boa semana pra você!