Lugares que amamos: as obras de Poty

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Dando sequência à série de mapas dos lugares que amamos em Curitiba (que começou com as árvores mais legais da cidade), hoje estreamos mais um mapa colaborativo: as obras de Poty Lazzarotto.

❤️  Este curitibano nascido no Cajuru tinha “uma relação de amor indissolúvel” com Curitiba, e nos brindou com painéis, esculturas e murais ao ar livre, esparramados pela região central, como um verdadeiro precursor da arte urbana. (UFPR)

  • “Quando eu era pequeno, morria de inveja do ilustrador de cartaz de cinema, porque muita gente via seu trabalho”, disse Poty numa entrevista em 1998, como já contamos por aqui. (O Expresso)

🔢  E quantas são as obras de Poty esparramadas por Curitiba? Difícil dizer. Só de obras tombadas pelo patrimônio cultural, são 32, a maioria delas em edifícios públicos e muitas em áreas externas. Isso sem contar obras em locais privados, como este painel num edifício no Cabral. (O Expresso)

Mapeamos algumas das principais obras de Poty Lazzarotto esparramadas por Curitiba. Confira e faça o passeio neste link.

Mas vale notar: uma interessantíssima dissertação sobre o trabalho de Poty, de Walmir de Faria Júnior, mostra que apenas 17% de suas obras compõem a paisagem urbana, e que a maioria dos seus trabalhos feitos em Curitiba foi encomendado por instituições privadas, como colégios, hotéis, indústrias e clubes. (UFPR)

Ou seja, esta é só uma pequena amostra de Poty, com a intenção de guiar um passeio diferente pela cidade e abrir nossos olhos para a arte.

✏️ Um último lembrete: este mapa, como todos os outros da série, é colaborativo. Se você souber de outros murais e painéis de Poty espalhados por Curitiba, compartilhe conosco no oi@oexpresso.curitiba.br. Vamos engrossar a lista!

Quer receber mais notícias sobre arte em Curitiba?

Outras notas