Hora da vacina 💉

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Deve acontecer em breve aqui em Curitiba a liberação da segunda dose de reforço da vacina contra a COVID-19 para os maiores de 40 anos.


E por que tomar a quarta dose? Este levantamento da prefeitura dá um bom motivo (e em dados!) para esticar o braço para a vacina. Os epidemiologistas analisaram todas as mortes por COVID ocorridas neste ano em Curitiba e compararam a incidência de óbitos entre:
quem não tomou vacina,
quem tomou só o ciclo básico (duas doses), e 
quem tomou reforço.

A conclusão? Quem tomou o reforço está 10 vezes mais protegido do que quem só tomou duas doses – e quem completou ao menos este ciclo, veja só, está 61 vezes mais seguro em relação ao não imunizado!

  • Essas comparações consideram as taxas de mortalidade entre pessoas de cada grupo, com mais de 50 vanos. Ou seja, a incidência de mortes entre o grupo 3 foi significativamente menor do que entre o grupo 2, e ainda muito menor se comparada ao grupo 1.


“Não é o vírus que está mais fraco. É nosso organismo que está mais protegido”, resumiu a secretária da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella. As doses de reforço agregam camadas de proteção, e ajudam a combater a queda da imunidade gerada pela vacina ao longo do tempo.

Como saber se chegou a sua vez de tomar a quarta dose? Aqui tem um guia.

Quer receber mais notícias sobre a vacina contra a COVID-19 em Curitiba?

Outras notas