O Expresso da História: Um instituto para a educação

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Hoje é dia de mais uma daquelas viagens pelos edifícios mais icônicos de Curitiba, pelas talentosas mãos do nosso colunista Diego Antonelli. Ele fala de um daqueles prédios quase ocultos em ruas movimentadas do centro, cuja beleza se revela aos olhos mais atentos 😉 Conta mais, Diego:

No centro de Curitiba, está localizada uma das instituições de ensino mais importantes da história do Paraná. Há 146 anos, nascia o atual Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto.

Ao longo da história, o imóvel passou por algumas ampliações, contando atualmente com 5,5 mil metros quadrados de área construída. Mesmo assim, as características originais do edifício foram mantidas, como mostra esta foto de 1923.

Figuras icônicas: o Instituto de Educação do Paraná ganhou o nome de Erasmo Pilotto em 1992, em homenagem ao professor que lecionou na instituição. Além dele, outra figura de destaque que já passou pelo local foi a poetisa paranaense Helena Kolody, que trabalhou na escola como professora durante 23 anos.

O Instituto tem, atualmente, cerca de 1,4 mil alunos, que cursam Formação de Docentes, Ensino Médio regular e Ensino Fundamental integral.


Um convite: acontece nesta terça (14), às 19h30, o lançamento do mais recente livro do nosso ilustre colunista. Chamado “Vindas: Memórias da Imigração”, e escrito por Antonelli em parceria com Alessandra Bucholdz e Jefferson Schneider Dittrich, o livro traz histórias e memórias de imigrantes de diferentes etnias que formaram o Paraná. Vale prestigiar!

Quer receber mais notícias sobre a história de Curitiba?

Outras notas