A geada do curitibano é mais fria? 🥶

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Tem muito curitibano que gosta de se envaidecer do frio da cidade. Esse ufanismo que hoje é meme na internet foi alvo de sarcasmo ainda em 1967, num texto icônico do jornalista pernambucano Fernando Pessoa Fernandes: “Curitiba, a fria – onde Jânio Quadros comia moscas”. (Tribuna do Paraná e Bonijuris)

“Seu momento de mais doce euforia sucede quando um forasteiro tiritante, que cometa a imprudência de aparecer em Curitiba no ápice do inverno, queixe-se do frio de lascar que está fazendo; é aí que o rosto do curitibano se ilumina do mais torpe orgulho e, fingindo fleugma, informa ao enregelado visitante: ‘Isto não é nada. Você precisava ter estado aqui no inverno de 53, ou 55. Aquilo sim é que foi frio!'”

Se identificou? 🙈

Não temos aqui n’O Expresso os dados dos invernos de 1953 ou 1955 para ver de que frio falava este hipotético curitibano de Fernandes. Mas olhem que bacana: achamos todas as temperaturas mínimas da cidade entre janeiro de 1961 a junho de 2022, segundo os registros do INMET.

O gráfico abaixo mostra as mínimas registradas em cada ano – e, na prática, como as temperaturas mínimas subiram ao longo das últimas décadas:

Curitiba já foi mais fria: nos últimos 60 anos, o pico de temperaturas mínimas ocorreu na década de 1970. Veja o gráfico completo aqui.

  • Nossa temperatura mais baixa em todo esse tempo foi em 1972, quando registramos -5,4°C (e não, não foi o ano da famosa neve em Curitiba, que aconteceu um pouco depois, em 1975 – quando a mínima foi de -5,1°C). (Portal Memória Brasileira)
  • Em 2013, ano do último episódio mais significativo de neve em Curitiba, a mínima foi de -2,1°C. (Globo)
  • Já a nossa mínima mais alta foi em 2018: 6,6°C.
  • A quem interessar: em 2022, a mínima oficial em Curitiba foi de 2,6°C, que aconteceu justamente nesta segunda (13) pré-Expresso de hoje 🙂


E em relação a outras capitais brasileiras, será que nosso ‘orgulho’ tem lastro? Aproveitamos que estávamos fuçando nas bases de dados do INMET e comparamos as temperaturas médias de Curitiba com as das outras capitais em 2021. Pois vejam só: fomos a capital mais fria no ano passado, com temperatura média de 17,8°C.

  • Em segundo lugar, aparece São Paulo – que, quem diria, desbanca as sulistas Porto Alegre e Florianópolis em temperatura média mais baixa: 18,9°C.
  • Por esse cálculo, a capital mais quente do ano foi Cuiabá, com média de 27,8°C.

Curitiba foi a capital brasileira com a menor temperatura média em 2021. Veja o gráfico completo aqui.

Para fechar (a japona): Se considerarmos o comportamento sazonal da temperatura em Curitiba, o pior ainda está por vir: de acordo com a temperatura média de cada mês na cidade, considerando os últimos 60 anos, o mês mais frio por aqui é julho. (O Expresso)

  • Já o mês mais quente é fevereiro, com média de 21°C.

Agasalhe-se e esteja preparado! ❄️

Quer receber mais notícias sobre o clima de Curitiba?

Outras notas