Pra terminar: em bom curitibanês

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“Eu fiquei muito emocionado quando descobri [o hanaume]. E me perguntei: quem inventou isso? […] Aqui a gente vive junto e as pessoas se ajudam.”

Encerramos essa edição com o relato do japonês Isamu Takehisa, morador de Curitiba e um dos personagens do belo livro “De Lá para Cá”, que conta as histórias – e as memórias culinárias – de dez imigrantes que vivem na cidade.

Takehisa se mudou para Curitiba em 2013 para se casar com a brasileira Patrícia, que conheceu no Japão. Trouxe consigo as memórias culinárias de sua família, e a vontade de experimentar os sabores que marcaram sua infância.

O umeboshi, tradicional conserva japonesa feita de uma ameixa que só tem no Japão, era uma das lembranças mais fortes – e não é que ele descobriu que no Brasil tem o hanaume, com o mesmo gostinho, mas feito de hibisco?

O livro ainda tem relatos de sírios, haitianos, venezuelanos, congoleses e outros imigrantes que escolheram Curitiba para viver, acompanhados das receitas típicas de sua infância. Vale a leitura!

Uma ótima semana a você 🙂

Quer receber mais notícias de personagens de Curitiba?

Outras notas