Vejam que história deliciosa – e potencialmente triste para a arte da cidade. Um mural de Poty Lazzarotto, o muralista mais famoso destas bandas, está em uma casa em ruínas e corre o risco de ser demolido para a construção de um prédio no Batel.
👀 O causo foi uma descoberta do Plural, que também descobriu que o mural foi recentemente restaurado. A obra de arte, que retrata lendas brasileiras como o Boitatá e o Saci-Pererê, foi feita na antiga residência de Eunice da Paz e Gil Caldas, de quem Poty era amigo.
O mural “Lendas brasileiras”, pintado por Poty em 1972, segundo o registro da empresa Caniatti Conservação e Restauro.
“Lá você podia encontrar artistas plásticos como Érico da Silva, Renée Bittencourt e Álvaro Borges. E até ser surpreendida pelo artista Poty em ação, traçando esboços diante de um público estupefato. Era comum que essas confraternizações acontecessem depois do trabalho, na “hora do aperitivo”, versão nacional da happy hour”, conta a reportagem do Plural.
E agora? A construtora Porto Camargo, atual dona do terreno, disse em nota que, “curitibana como é, sabe da importância de Poty Lazzarotto na história e na cultura da nossa cidade” e que “tem buscado reunir informações sobre a origem e autenticidade” do mural. Uma possibilidade é que a obra seja removida e transferida para outro lugar. Vamos ficar de olho!
Aproveitando, vale lembrar do nosso mapa dos painéis de Poty em Curitiba, feito em colaboração com nossos leitores, que destaca algumas das obras do muralista pela cidade.