Desde 2018, este O Expresso debate semanalmente os rumos e desafios da nossa cidade. No aniversário de Curitiba, trazemos a você uma curadoria dos melhores conteúdos e reportagens desses últimos quatro anos, em que refletimos para onde a cidade está crescendo e qual será seu futuro.
Curitiba cresceu: na última década, Curitiba viu sua população crescer em 11%, principalmente na região sul da cidade. A verticalização é mais acentuada que no restante do país: 1 a cada 4 curitibanos mora em apartamentos. Apesar do crescimento de construções em regiões periféricas, o centro de Curitiba ainda é a região mais adensada.
- Curitiba também tem ficado mais cara: no final do ano passado, a cidade estava em 3° lugar no ranking da inflação no Brasil. Os preços dos imóveis continuam em alta, e os ônibus têm a tarifa mais cara entre as capitais.
Curitiba mudou: a cidade também tem passado por mudanças significativas, como investimentos em novas calçadas, mais quilômetros de ciclovias e redução de velocidade nas ruas. Algumas obras foram finalizadas, e outras continuam (como a da Linha Verde, que se propaga há mais de uma década).
- Cidade high tech: em 2021, as startups de Curitiba receberam o maior volume de investimentos da história.
- Cidade que acolhe: nos últimos anos, Curitiba também tem sido um refúgio para imigrantes, como venezuelanos e haitianos.
Curitiba ainda precisa mudar: por fim, apesar dos avanços, ainda vivemos em um cenário de contrastes, que mostram o desequilíbrio entre regiões e moradores da nossa cidade. Em Curitiba, mulheres recebem menos que os homens; alguns lugares têm bem menos acessos e oportunidades; a periferia sofre com menos condições de saúde e de acesso a itens básicos como comida.
Que bom que temos esta comunidade para pensarmos juntos no futuro de Curitiba ❤️Obrigada por nos acompanhar nesta jornada!