Lugares que amamos: Um passeio por Curytiba 🗺️ 

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Abrimos esta edição d’O Expresso com um mapa de uma Curitiba antiga que segue marcando seu espaço na cidade atual. Mapeamos 23 prédios antigos – a maioria na região central da cidade – que já foram tema das colunas de Diego Antonelli sobre a nossa história. É um tour virtual cheio de informações.

Cada clique, uma viagem: confira os prédios e pontos históricos de Curitiba já retratados no Expresso por Diego Antonelli. Acesse o mapa aqui.

☀️ Na Praça Tiradentes, por exemplo, temos a antiga Farmácia Stellfeld – a primeira da cidade. Lembra desse prédio? É aquele que tem um curioso relógio solar na fachada. No prédio, conta o Diego, também ficava a residência de Augusto Stellfeld.

  • Outra curiosidade: a legislação da época não permitia espaços vazios entre as construções. Mesmo assim, foi criado um corredor lateral que dava acesso ao fundo do terreno – camuflado por um portão anexo à fachada.


🥤 Mais distante do Centro, na verdade já em São José dos Pinhais, mapeamos também a fábrica da Cini, marca que produz o tradicionalíssimo refrigerante Gengibirra, produzido da mesma forma há mais de 80 anos.

  • A sede da empresa já passou por Curitiba, Pinhais e, enfim, voltou a São José dos Pinhais, onde ocupa atualmente uma área de 11 mil metros quadrados.


Para saber mais: leia aqui todas as colunas do Expresso da História já publicadas na nossa newsletter – e aqui, os outros mapas da nossa série Lugares que amamos.

Quer receber mais notícias sobre a história de Curitiba?

Outras notas