É um alívio poder olhar para o nosso Monitor COVID-19 Curitiba e perceber que os números da pandemia estão realmente em queda. Em Curitiba, o número de óbitos, casos ativos e de internações baixou radicalmente nos últimos dias. Com isso, chegamos a ter dias sem mortes pela pandemia e a maior ala da cidade para o tratamento da COVID desativada. (Gazeta do Povo)
Nem parece a mesma Curitiba de um ano atrás…
- Neste mesmo período do ano passado, estava começando a maior onda do COVID-19 em Curitiba. Chegamos a ter quase 14 mil casos ativos de coronavírus na capital. Atualmente, estamos com aproximadamente 1.200 casos ativos;
- Um ano atrás, a média de novos casos por dia estava em 1.000; agora, está em 52.
O número de mortes e novos casos de COVID-19 desacelerou fortemente desde setembro, como mostra a curva deste gráfico.
Algo que contribui diretamente para os baixos números é a vacinação. Entre as pessoas com mais de 10 anos em Curitiba, mais de 85% já tomaram uma dose da vacina, e mais de 77% já estão imunizados, como mostra este gráfico.
Mas: como sempre, não dá para afrouxar o cinto. Em Curitiba, ainda há 82.946 pessoas que não apareceram para completar o ciclo vacinal, segundo a Secretaria da Saúde. Isso é preocupante, já que 80% dos casos graves e óbitos por COVID-19 no país têm ocorrido em pessoas que não completaram o esquema vacinal ou não tomaram nenhuma dose da vacina. (Jornal Nacional)
- Infelizmente, temos exemplos ruins vindos da Alemanha, Itália e outros países, com novas ondas de coronavírus por lá. Vamos continuar nos cuidando, tomando as doses de reforço e usando máscara! 😷
Serviço: a Prefeitura de Curitiba continua com a repescagem contínua para os que ainda não tomaram a segunda dose da vacina.