Nem com dança da chuva 🌧️

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Está certo que andou garoando bastante nos últimos dias, mas a situação das nossas represas (e torneiras!) não está muito melhor. O nível dos reservatórios de Curitiba e região continua estacionado na casa dos 50%, e o rodízio de água mais rigoroso (de 36h por 36h) permanece em vigor.

🤔 Na semana passada, a gente perguntou para a Sanepar que fim levou, afinal, aquele avião que prometia fazer chover. Poucos dias depois, a empresa divulgou um balanço do experimento. (Tribuna do Paraná e Agência Estadual de Notícias)

Em resumo:

  • O avião operou entre dezembro de 2020 e maio de 2021;
  • Foram realizados 47 voos, que ajudaram a provocar 32 chuvas;
  • O experimento foi mais bem-sucedido em março: foram 12 bilhões de litros de chuva, ou quase 70% de todo o volume gerado ao longo de seis meses;
  • Nos outros meses, o volume de chuva não passou de 2,4 bilhões de litros por mês. Em maio, mês final do experimento, chegou a apenas 5 milhões de litros.

Na faixa cinza, o período em que o ‘avião que faz chover’ foi testado. As chuvas de março ajudaram a recuperar as represas de Piraquara II e Iraí. Veja mais aqui.

Segundo a Sanepar, a ação ajudou para que o volume geral dos reservatórios, que estava em 31% em dezembro, subisse para 61% em abril. As represas de Piraquara/Iraí receberam 64% do volume de chuvas provocadas pelo avião, e a do Passaúna, 34%.

🤑 O experimento custou R$ 2,48 milhões. Mas, no fim das contas, a Sanepar não informou se pretende utilizar o avião novamente ou se vai acabar como a técnica de dessalinizar a água do mar, que foi testada em 2018: muito cara para pouco resultado. (Gazeta do Povo)

⚠️ Até as chuvas voltarem de vez (o que deve acontecer só em outubro), continue economizando água – trocando a mangueira pelo balde, tomando banhos mais rápidos, reaproveitando a água do banho e a da máquina de lavar para limpar a calçada. Dá para ouvir algumas das dicas neste episódio do podcast Conta Gotas. (Bem Paraná e Sanepar)

Quer receber mais notícias sobre estiagem em Curitiba?

Outras notas