Uma pandemia em desaceleração? 🙏

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Começamos esta edição com uma boa notícia. Ontem, enquanto atualizávamos o nosso Monitor COVID-19 Curitiba com os últimos números da pandemia, uma curva (felizmente descendente) chamou a nossa atenção: a queda na média de novos casos de coronavírus em Curitiba.

É só olhar a linha amarela: nos últimos quinze dias, saímos de 700 novos casos por dia, em meados de julho, e chegamos a um patamar de 400, uma redução de quase 50%. Os casos ativos também diminuíram quase pela metade desde junho, e a taxa de ocupação de UTIs caiu para 60%. (Gazeta do Povo)

A média de casos diários de coronavírus caiu significativamente em Curitiba desde meados de julho. Veja o gráfico completo aqui.

E por quê? Muito por causa da vacinação, que chega hoje à população de 33 e 32 anos. Lembra quando contamos que 60% dos curitibanos acima de 18 anos já haviam sido vacinados? Agora podemos dizer que mais da metade da população de Curitiba, independentemente da idade, já foi vacinada: 1.029.191 pessoas tomaram pelo menos uma dose de vacina. (O Expresso e Prefeitura de Curitiba)

Mas… Isso não quer dizer que estejamos livres do vírus – em especial com a variante delta circulando por aí. (Bem Paraná) “Seria muita inocência acreditar que a pandemia está no fim”, disse o infectologista Bernardo Montesanti de Almeida, do HC, nesta entrevista. “Não seria nenhuma surpresa se essa tendência de queda se revertesse e voltássemos a ver um novo aumento nos casos.” (Gazeta do Povo) 

Vamos torcer para que isso não aconteça – e, é claro, continuar usando máscara, mantendo o distanciamento e lavando bem as mãos.  😷

Quer receber mais notícias sobre coronavírus em Curitiba?

Outras notas