Está mais caro morar em Curitiba 🏠

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Não, não é coisa da sua cabeça: ficou mesmo mais caro morar em Curitiba durante a pandemia. Além da inflação, que está na casa dos dois dígitos, do preço do gás e de outras coisinhas mais, Curitiba é a capital brasileira que registrou a maior alta no preço do aluguel em 2021. (BandNews FM, Gazeta do Povo e O Expresso)

Nos primeiros seis meses de 2021, o valor do metro quadrado para locação aumentou 7% na capital paranaense – quase o dobro da inflação no período (3,77%), segundo o Índice FipeZap, que monitora os preços de venda e locação de imóveis pelo país.

Fique de olho: A escalada de preços ocorre depois de uma queda significativa nos aluguéis em 2020, quando muita gente renegociou contratos e baixou preços por causa da pandemia. Dá pra ver bem neste gráfico.

  • É por isso que a alta acumulada do aluguel ao longo do último ano em Curitiba não é tão elevada: 3,91%, levemente acima da inflação.

Em amarelo, a variação do aluguel em Curitiba ao longo do último ano. Em 2021, os preços aceleraram mais aqui que em outras cidades. Veja o gráfico completo aqui.

E por que os preços do aluguel sobem mais aqui? Segundo esta reportagem, tem muito a ver com a alta do mercado imobiliário de Curitiba. Ou seja: quanto mais sobe o preço do imóvel para venda, mais o aluguel deve subir também. (BandNews FM)

  • Para quem quer comprar um imóvel, os preços do metro quadrado subiram 11% no último ano em Curitiba, acima da inflação (de 8,4%). Hoje, Curitiba é a sexta capital com o metro quadrado mais caro do país, segundo o FipeZap.

👉 A verdade é que, em Curitiba, ainda é mais barato alugar que comprar. O valor médio do aluguel em Curitiba é menor que em outras capitais, e também rende menos para o proprietário: o rendimento é de 3,8% do valor de compra ao ano, contra 6,1% em Recife ou 4,9% em São Paulo, segundo o FipeZap. (O Expresso)

Ou seja, prepare o bolso: tem tudo para o aluguel subir ainda mais nos próximos meses. 😕

Quer receber mais notícias sobre mercado imobiliário em Curitiba?

Outras notas