Árvores que amamos 🌳

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Hoje inauguramos n’O Expresso uma nova série – desta vez de mapas –, que pretende destacar e localizar os lugares que amamos em Curitiba: aquela praça acolhedora, uma árvore que colore o nosso caminho, um mural de arte urbana, uma livraria que adotamos como nossa.

👋 Nossa ideia é contar com você, leitor e leitora, que tanto conhece a cidade, para compartilhar com a gente seus recantos favoritos, sugerir novos mapas e mandar fotos desses cantinhos para o oi@oexpresso.curitiba.br 

O pontapé inicial é com um tema bem emblemático: as árvores que amamos.

  • Conhecida por muitos anos como capital ecológica, Curitiba ainda tem uma considerável área verde, com 76% de arborização de vias públicas, segundo o IBGE – e muitos de nós temos uma árvore para chamarmos de nossa. (ArchDaily)

Começamos o mapeamento com as árvores imunes a corte da cidade, e as tombadas pelo patrimônio histórico. Alguns spoilers: você sabia que tem até um pau-brasil em Curitiba? E uma oliveira em plena Praça Santos Andrade? E uma tamareira, que dá tâmaras, na Praça Eufrásio Correia? Dá uma olhadinha no mapa:

A maior parte das fotos iniciais foi tirada pela fotógrafa Lucilia Guimarães, que fez uma série em preto e branco para a Prefeitura de Curitiba. Também há cliques do intrépido Washington Cesar Takeuchi, do blog Circulando por Curitiba. (BandNews FM)

📸 Gostou? Mande o seu clique para a gente. Queremos ampliar e melhorar o mapa aos poucos, para que você consulte no próximo passeio pela cidade.

Quer receber mais notícias sobre urbanismo em Curitiba?

Outras notas