Chegamos aos 60% 💉

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Abrimos a edição de hoje com uma notícia do tipo ‘copo meio cheio’: cerca de 60% da população adulta curitibana já tomou pelo menos uma dose da vacina contra o coronavírus.

⚠️ Esta não é a imunização total, que para a maioria só vem depois da segunda dose. Imunizados mesmo, estão apenas 18% da população curitibana. (O Expresso)

Para comparação, eis os índices de algumas capitais brasileiras:


Ainda assim, os 60% de vacinados são um número animador, diante de uma campanha de vacinação cheia de altos e baixos, do tipo montanha russa. Ontem mesmo, depois de vacinar pessoas com 40 anos completos, a prefeitura anunciou que suspendeu (mais uma vez) a aplicação da primeira dose, por falta de insumos. 🙁  (O Expresso e Plural)

A imunização completa (com duas doses ou dose única, como mostram as bolinhas verdes) só é significativa em Curitiba a partir dos 65 anos. Veja o gráfico completo aqui.

Nesse tortuoso percalço, temos algumas boas notícias:

  • 92% dos curitibanos com mais de 40 anos já tomaram uma dose da vacina;
  • Entre os idosos (acima de 60 anos), 60% já estão completamente imunizados, com duas doses (ou uma dose única) já recebidas;
  • Parte dos curitibanos que estão se vacinando agora tem recebido a vacina em dose única, que (esperamos) deve acelerar a chegada da famosa ‘imunidade de rebanho’. Na faixa etária de 40 a 44 anos, por exemplo, cerca de 25% das pessoas já completaram o esquema vacinal graças à vacina de dose única (percentual que é de apenas 6% para quem tem entre 50 e 54 anos).

Sigamos, apesar dos altos e baixos. Enquanto isso, não deixe de usar a máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento. Em breve, vai passar! 🙏

Quer receber mais notícias sobre coronavírus em Curitiba?

Outras notas