Um dia frio, um bom lugar pra ler um livro… Aproveitamos esse tempinho chuvoso dos últimos dias (e a trilha sonora Djavan-iana) para indicar uma livraria independente ‘made in Curitiba’ que acabamos de conhecer: a Dona Plácida.
A Dona Plácida é obra da Rafaela Manicka, escritora curitibana que sentia sede de autoras latino-americanas. Em meio à pandemia, a busca pessoal levou à criação de uma livraria virtual, “na cara e na coragem”, com curadoria “de leitor para leitor” (e tem muita coisa boa, viu?).
Por enquanto, o encontro é só online – mas no futuro, a ideia é tornar a Dona Plácida também um ponto de cultura físico, com livros, música e gastronomia.
Aproveitando o embalo: não dá pra deixar de falar de outras livrarias independentes da nossa Curitiba, das quais também somos fãs:
- Arte e Letra e a sua maravilhosa fábrica de livros, à vista dos frequentadores;
- Livraria Vertov, uma portinha secreta nas Mercês com um acervo fenomenal;
- Itiban Comic Shop, especializada em quadrinhos e mangás, que fez campanha recente de vendas online;
- Joaquim Livros & Discos, que também vende usados e vinis;
- Sebo Fígaro, clássico endereço do centro da cidade.
Dica: quase todas elas vendem pela internet. Conhece mais alguma? Manda pra gente aqui no oi@oexpresso.curitiba.br. Vamos engordar essa lista!
E, se você precisa de um embalo pra ajudar na leitura, vale recorrer a esses três Clubes da Leitura online e gratuitos. (Gazeta do Povo)