Lembra da foto que demos na última edição d’O Expresso, com as árvores outonais da canaleta do Expresso no Campo Comprido?
Pois a gente não sabia, mas aquele cantinho da cidade parece ter virado ponto turístico. Na mesma semana, outros leitores enviaram fotos do mesmo corredor pra gente.
- Tem até um elevado na rua Luiza Mazetto Baggio, quase ao lado da estação-tubo Mossunguê, que virou ponto preferencial para observar as árvores com visão panorâmica. 📸
Nesta foto, tirada do elevado da rua Luiza Mazetto Baggio, dá para ver a movimentação de ‘turistas’ na canaleta. O clique é da nossa leitora Ana Carolina Bendlin.
O responsável por plantar todas essas 853 mudas de liquedâmbares (sim, esse é o nome da árvore instagramável) foi o engenheiro florestal Roberto Salgueiro, do Horto Municipal do Barreirinha. (Prefeitura de Curitiba)
Ele estima ser responsável por plantar 95% das árvores de Curitiba, ao longo de mais de 40 anos de carreira 😱 (Gazeta do Povo)
- No caso das canaletas do expresso, o objetivo era criar um “túnel verde” por onde passa o biarticulado, para que o ônibus andasse sempre na sombra. Quem passa pela canaleta da rua Padre Anchieta sabe do que ele está falando. (G1 PR)
E vêm mais túneis verdes (ou coloridos) por aí: já foram plantadas mais de metade das mudas de ipê amarelo, branco e roxo que vão ladear a canaleta do expresso das avenidas João Gualberto e Paraná, do Passeio Público ao Santa Cândida.