Curitiba vista de cima 🛰️

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Se você pudesse entrar numa máquina do tempo e revisitar algum cantinho de Curitiba, quase 40 anos atrás… Para onde você iria?

Na última semana, isso se tornou (quase) possível: o Google Earth colocou no ar um recurso de Timelapse, que permite visualizar imagens de satélite ao longo dos últimos 37 anos, de qualquer lugar do mundo.

O Expresso colocou Curitiba nesta lupa histórica – e achamos algumas imagens incríveis, que mostram para onde a cidade cresceu e se expandiu nas últimas quatro décadas.

👉 Alguns dos resultados que mais nos impressionaram:

  • A ocupação recente do Tatuquara, Campo de Santana e Caximba, no extremo sul de Curitiba: os loteamentos e ocupações se intensificaram a partir dos anos 2000, de forma muito rápida. Dá para ver a mesma coisa na região do Sítio Cercado e Umbará, um pouco mais ao norte.
  • O adensamento populacional da Cidade Industrial de Curitiba, que foi idealizada como uma zona industrial, mas que hoje concentra algumas das vilas mais populosas da capital, em especial ao redor da avenida Juscelino Kubitschek, também conhecida como Contorno Sul. 
  • A manutenção de rincões verdes em determinadas áreas de Curitiba, como os parques pela zona urbana e, de forma mais chamativa, o Parque Iguaçu, na divisa com São José dos Pinhais, onde fica a nascente do poderoso rio Iguaçu. 🌳
  • O crescimento a olhos vistos da região metropolitana de Curitiba, como na expansão de São José dos Pinhais e Piraquara, a leste da capital, ou na região norte, com o crescimento de Colombo e Almirante Tamandaré.

Isso sem falar no impacto da estiagem do último ano, nas represas da região…

Nesta página, colocamos todos os destaques acima, com as animações que criamos. Mas você pode explorar por conta própria a ferramenta de timelapse do Google Earth clicando aqui.

Para ir mais a fundo: dê uma olhadinha no nosso site especial Curitiba em números, em que mostramos, no ano passado, para onde cresceu Curitiba e apontamos os bairros e regiões que mais cresceram, em mapas interativos. (O Expresso)

Quer receber mais noticias sobre Curitiba?

Outras notas