Áreas verdes, onde ficam? 🌳

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em tempos de isolamento, o que você vê quando olha pela janela: árvores ou prédios?

Apesar da alcunha de capital ecológica (e de, façamos justiça, ainda ser melhor nesse quesito do que muita cidade brasileira), Curitiba ainda tem ‘muitas Curitibas’ dentro de si quando o assunto é meio ambiente.

A gente d’O Expresso pediu à prefeitura, via Lei de Acesso à Informação, dados sobre áreas verdes por bairro de Curitiba. Conseguimos uma planilha bem completa, detalhando cada uma das 1.141 áreas verdes da cidade. E, como sempre, colocamos tudo em um mapa:

As áreas verdes de Curitiba são abundantes na região norte, mas pouco numerosas no centro e no sul da cidade. Confira o mapa completo aqui.

Já deu pra ver alguns “Saaras” no meio dos corredores verdes da cidade, não?

Alguns destaques:

  • As áreas verdes são compostas por parques e bosques, mas também por RPPNs (Reservas Particulares do Patrimônio Natural, de que a gente já falou aqui), praças, jardinetes e até eixos de animação (aqueles trechos de área verde no meio de avenidas, como na Arthur Bernardes);
  • A maior parte da área verde de Curitiba é formada por reservas, parques e bosques (que somam 80% do total), mas uma fatia considerável é de praças, por exemplo;
  • Nem tudo nessa área verde, portanto, é efetivamente verde – como bem explica este trabalho de pesquisadores da Engenharia Florestal da UFPR, que em 2014 identificou que somente 70% das áreas verdes de Curitiba eram, de fato, cobertas por vegetação.


“A distribuição das áreas verdes ao longo do município de Curitiba e de suas regionais é desigual em quantidade e irregular quanto à sua disposição, existindo uma concentração de parque e bosques na região norte, e de áreas verdes culturais (praças, largos e jardinetes) na região central”, destacaram, quatro anos atrás, os pesquisadores Mayssa Mascarenhas Grise, Daniela Biondi e Hideo Araki, da UFPR.

👀 Ainda naquela época, já dava para observar: a região sul era a mais carente de áreas verdes em Curitiba. Parte desse problema foi contornado com a inauguração, em 2015, da maior reserva da cidade na CIC, o Refúgio de Vida Silvestre do Bugio. Mas bairros como Pinheirinho, Xaxim e Umbará ainda estão entre os que têm menos área verde per capita.

Observação importante: segundo esses dados, Curitiba tem um índice de 11,1 m2 de área verde por habitante – bem abaixo dos 60m2 divulgados pelo poder público em 2012. Mas esse cálculo leva em consideração o mapa de maciços florestais da cidade, e não as áreas verdes. Ou seja, aí é outro pano pra manga 🙂

PS: um agradecimento especial ao nosso leitor Eurico Borges dos Reis, que há algum tempo cantou essa história pra gente, e que enfim conseguimos tirar do papel. 

Quer receber mais cenas de Curitiba?

Outras notas