O Expresso da História: uma pipoca curitibana 🍿

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Pra começar bem o ano, vamos de mais uma coluna O Expresso da História, escrita pelo nosso parceiro Diego Antonelli – que hoje fala de uma presença carimbada nos terminais de ônibus e nas banquinhas da cidade: a Pipoteca. Uma história que começa… nos embalos de sábado à noite:

🕺 A discoteca reinava no Brasil de 1978, que não perdia um capítulo da novela Dancing Days, da Rede Globo. Ciente do sucesso das danceterias, o catarinense Sebastião Anastácio dos Santos decidiu: a empresa que ele estava por criar homenagearia, de alguma forma, a onda das discotecas. Dito e feito: a partir da estranha combinação de “pipoca” com “discoteca”, nasceu a Pipoteca.

Recomeço: Aos 42 anos, com uma vida dedicada ao ramo da agricultura, torrefação de café e produção de sabão, Sebastião resolveu vender tudo na cidade catarinense de Pouso Redondo e recomeçar sua vida profissional em Curitiba. Chegou à capital paranaense em 31 de julho de 1978.

🏭 Pouco tempo depois, adquiriu uma antiga fábrica de pipoca na Vila Fanny, onde a empresa está até hoje.

  • No começo, a fábrica era também a sua casa, da esposa e dos seis filhos. Todo mundo contribuía com seu quinhão para o sucesso da empresa. 

Em Curitiba, é difícil quem não tenha apreciado a famosa pipoca doce embalada em um pacote rosa meio transparente. Foi com esse sabor que tudo começou. “Colocamos o grão de canjica numa espécie de canhão e ele se transformou nessa guloseima que marca gerações”, segundo a descrição da própria empresa.

Hoje, são mais de 50 tipos de guloseimas – doces e salgadas – produzidas pela Pipoteca, que continua sendo administrada pela família Santos. (Tribuna do Paraná) 

Curiosidades:

  • A primeira embalagem de Pipoteca trazia estampados os atores John Travolta e Olivia Newton John, reproduzindo uma cena do filme Grease.
  • Depois, a empresa chegou a ter como mascotes o Mickey e a Minnie. Foram alertados que corriam risco de serem processados por violação dos direitos autorais. Hoje, a Pipoteca tem seus próprios mascotes.

Quer receber mais notícias sobre histórias de Curitiba?

Outras notas