A gente não queria começar dezembro falando de pandemia (ainda!). Mas infelizmente o novo pico de casos de coronavírus em Curitiba, como a gente mostrou nas últimas edições, está parecendo um tsunami, segundo a própria secretária municipal de Saúde. (Plural)
E não é para menos, como mostra o gráfico aí embaixo:
A curva mostra o número de casos ativos do vírus na cidade – ou seja, que têm potencial de transmitir a doença para outras pessoas. Veja os dados completos no nosso Monitor COVID-19 Curitiba.
O que mais preocupa agora é a situação dos hospitais: apesar da abertura de mais leitos exclusivos para a COVID na cidade, muitos estão lotados e suspenderam o atendimento de emergência. (Gazeta do Povo e BandNews FM)
🔎 A gente d’O Expresso foi atrás de mais dados, e conseguimos achar uma planilha do Ministério da Saúde que concentra todos os casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), incluindo COVID, no país.
Fuça daqui, fuça dali, e montamos uma lista dos dez hospitais que mais receberam casos de coronavírus em Curitiba (tanto confirmados quanto suspeitos) nas últimas duas semanas (de 08 a 23 de novembro):
- Hospital do Idoso Zilda Arns: 198 casos em duas semanas
- Hospital Evangélico Mackenzie: 109
- Hospital de Clínicas: 98
- Ônix Mateus Leme: 72
- Cruz Vermelha: 59
- Santa Casa de Curitiba: 58
- Hospital Santa Cruz: 57
- Vita Curitiba: 45
- Hospital Pilar: 28
- Hospital Nossa Senhora das Graças: 28
Em resumo, é MUITA coisa. Em alguns hospitais, o número de casos admitidos ou atendidos neste mês ultrapassa o pico do inverno.
- Você pode ver com mais detalhes a curva de atendimentos de COVID por hospital aqui, e aproveitar para consultar a situação do seu hospital de referência.
Fica aquele velho recado: se cuide e cuide dos demais! Use máscara e, se puder, fique em casa.