A nova Câmara de Curitiba

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A gente começa o nosso balanço das eleições com uma análise mais modesta do que prevíamos – porque os dados completinhos da votação, por bairro e seção eleitoral, só devem estar disponíveis nos próximos dias. A gente promete trazê-los na próxima edição 🙂

Vamos então ao básico: no Executivo, o atual prefeito Rafael Greca (DEM) foi reeleito com 59,74% dos votos – e aqui você relembra algumas das principais promessas dele. Também tem mais na nossa página especial das eleições, que reúne as principais entrevistas e propostas do Greca candidato. (Tribuna do Paraná)

⚠️ Foi uma eleição atípica, com abstenção recorde de 30% – nas últimas eleições municipais, quatro anos atrás, esse índice foi de 16%. O recorde histórico até agora em Curitiba havia sido de 20%, no segundo turno da última disputa para a prefeitura, em 2016. (BandNews FM e Tribuna do Paraná)

No Legislativo, tivemos quase 50% de renovação, mas o perfil majoritário da Câmara ainda é o mesmo: branco e masculino. Ao mesmo tempo, houve mais negros, mais vereadores com diploma universitário e a mesma pluralidade partidária, com 20 partidos representados no plenário. (Tribuna do Paraná e Plural)

A nova Câmara de Curitiba, em ‘bolinhas’: poucas mulheres, e também mais negros, mais jornalistas e mais partidos. Confira a visualização completa que fizemos aqui.

♀️ Duas mulheres fizeram história: Carol Dartora se elegeu a primeira vereadora negra de Curitiba, e Indiara Barbosa, a primeira mulher mais votada para o Legislativo. (UOL e G1 PR)  

Quer receber mais notícias sobre eleições em Curitiba?

Outras notas