Hoje, a tradicional coluna do nosso colega Diego Antonelli sobre marcas icônicas de Curitiba conta as origens de uma fábrica de bebidas aqui da região metropolitana, cujas bebidas caíram no gosto do paranaense: a Cini. Fala aí, Diego:
A Cini se tornou um símbolo paranaense. O refrigerante Gengibirra, produzido a partir do gengibre, por exemplo, é um dos maiores marcos da fábrica. É uma bebida tradicional em grande parte do Paraná, produzida da mesma forma há mais de 80 anos.
🚢 Toda essa história começou do outro lado do Atlântico: Ezígio Cini, o fundador da empresa, é natural da região do Vêneto, na Itália. Em 1890, ele migrou ao Brasil e foi morar na Colônia Cecília, a famosa experiência anarquista instalada em Palmeira, na região dos Campos Gerais. Foi lá que Cini conheceu Aldina Benedetti, com quem casou e teve filhos.
- Cini, aliás, era considerado um intelectual que defendia seus ideais: fundou o jornal ‘Il Diritto Libertário’, em que tratava dos direitos dos trabalhadores, e chegou a ser detido na época.
🌱 Foi ainda na Colônia Cecília que surgiu a famosa gengibirra, produzida em casa por Cini e sua família, para beber aos finais de semana. A receita é mantida desde então, e foi repassada de geração em geração.
🍻 A semente da fábrica Cini começou a brotar em 1904, quando Ezígio Cini foi morar em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, e iniciou uma fábrica de bebidas em sociedade com Carlos Chelli. A empresa ganhou o nome de Cervejaria Esperança, e produzia água com gás e duas cervejas – uma clara e outra escura.
Na década de 1920, Cini morreu. Sua esposa e o filho Hugo tocaram os negócios, assumindo a sociedade por completo e rebatizando a empresa de “Hugo Cini e Cia”. Foi Hugo quem levou a fórmula do refrigerante Gengibirra para a fábrica.
🚚 A sede da empresa já passou por Curitiba, Pinhais e, enfim, voltou a São José dos Pinhais, onde ocupa atualmente uma área de 11 mil metros quadrados. A gengibirra é exportada e consumida em diversos países, assim como outros refrigerantes da marca.
Curiosidades:
- No ano passado, a gengibirra foi tombada como patrimônio imaterial de Palmeira, cidade que sediou a antiga Colônia Cecília. (Gazeta do Povo)
- O nome gengibirra, aliás, é uma fusão de gengibre e birra — cerveja, em italiano.
- Pra quem quiser se arriscar, aqui tem uma receita de gengibirra caseira. (G1 PR)