Você sabia que o sabiá parou de assobiar? 🐦

Ainda não recebe O Expressso?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um ornitólogo aqui de Curitiba, Fernando Straube, comentou em suas redes sociais que os sabiás-laranjeira da cidade andam incomumente quietinhos neste fim de inverno… 

Segundo ele, já era para as aves estarem piando à toda nas alvoradas curitibanas desde agosto. Mas, neste ano, “a cidade está silenciosa. Muito raramente se ouve – um ou outro [sabiá] – cantando timidamente ao longe. 2020 está assustadoramente diferente”.

Mas por quê? Straube contou ao Plural que ainda não dá pra saber o que causou o silêncio das aves — se houve uma redução na população de sabiás, ou se alguma variação climática influenciou o atraso na cantoria. (Plural)

🔍 Talvez uma boa pista esteja nessa história que ocorreu em São Paulo, em 2015: uma pesquisa com centenas de voluntários queria entender por que o passarinho estava piando ainda de madrugada na capital paulista, antes do alvorecer. A conclusão? O sabiá queria fugir da poluição sonora, e usava as madrugadas para cantar. (Conexão Planeta e Hora do Sabiá)

Segundo o pesquisador Sandro Von Matter, a poluição sonora das grandes metrópoles interfere no período de atividade dos sabiás. Será que, em tempos de isolamento social e menos carro nas ruas, o sabiá começou a cantar mais tarde em Curitiba? 🤔

🔊 Ouça o passarinho num quintal de Curitiba, neste vídeo do YouTube.

Quer receber mais notícias sobre sabiás em Curitiba?

Outras notas