Um time da suburbana de Curitiba saiu neste domingo no New York Times. Que tal, hein?

É o Trieste, tradicional clube de Santa Felicidade e que tem um centro de treinamento de jovens talentos, entre 11 e 14 anos. O clube já foi apelidado por aqui como “o time amador com a melhor estrutura do país”. (Verminosos por Futebol)
Parte desta estrutura é dedicada à categoria de base, cuja maior revelação é Renan Lodi, craque do Athletico que foi vendido no ano passado ao Atlético de Madrid. Hoje, o Trieste tem parceria com o Flamengo. (Bem Paraná e Gazeta do Povo)
💰 A reportagem do New York Times destrincha a história e o funcionamento do negócio de descoberta de jovens talentos — comparando os jogadores a commodities.
Segundo a reportagem, mais de 100 jogadores que começaram seu treinamento no Trieste, fundado por imigrantes italianos em 1937, atuam em times profissionais pelo país.
⌛ O trabalho é de longo prazo, segundo o diretor Rafael Stival. Empresário egresso do ramo alimentício, ele afirmou ainda não ter recuperado o investimento feito há 14 anos. Stival tem contrato com o Trieste até 2025. (Gazeta do Povo)